27 de Março o dia do Circo

Hoje tem circo, tem sim senhor. No dia 27 de março é comemorado o dia do circo, conheça mais sobre esse maravilhoso espetáculo.

Quando o circo chega à cidade, faz a alegria da criançada e até mesmo de alguns grandinhos também. Os espetáculos são incríveis, com malabarismos, palhaços, acrobatas e alguns até animais adestrados.

Circo

                       

Para muitos o circo era a única diversão, que acontecia de tempos em tempos. Mágicos conquistavam rostinhos de surpresas no centro do picadeiro, quanto os pirofagistas surpreendem com suas chamas.

Conheça a história desse mundo mágico chamado circo, e saiba a origem do dia reservado para ele:

A história do circo

Uns dizem que o circo se originou na Grécia Antiga, com as corridas de cavalo e bigas. Outros dizem que começou na Roma Antiga com espetáculos cruéis e até sanguinários. Mas nas antigas civilizações, muitas pessoas já tinham o domínio de alguma prática circense, ou sabia fazer algo incrível, que ninguém mais sabe fazer.

Mágico

O primeiro circo a ganhar fama foi o Circus Maximus, onde 150 mil pessoas poderiam assistir as atrações, que envolviam corridas de carruagens, gladiadores, animais selvagens e todos aqueles que possuíam uma habilidade diferente e interessante. O Circus Maximus foi destruído por um incêndio, dando espaço para o que existe apenas as ruínas, o Coliseu.

Antes de o circo ser o que conhecemos hoje, vinham os saltimbancos, ou seja, aquelas pessoas ou até mesmo famílias inteiras que faziam seus números nas ruas, praças e até mesmo em frente das igrejas. Os saltimbancos viajam entre várias cidades para se apresentar e ganhar um dinheiro.

O dia do circo

O circo é um espetáculo que reúne pessoas com diversos talentos, como malabaristas, acrobatas, o monociclo, adestramento de animais, alguns animais selvagens, equilibrista, ilusionista e o mais esperado entre as crianças, o artista circense que é o sucesso centram de muitos circos, o palhaço. E não para por aí, alguns trazem muitas outras atrações.

Palhaço Piolin

No dia 27 de março, é comemorado o dia do circo, nas escolas é dia de pintar o rosto e brincar. Mas o verdadeiro motivo do circo ter essa data especial é em homenagem ao palhaço Piolim, mas conhecido como Abelardo Pinto.

Piolim comandou o circo que levou seu nome por 30 anos. Nascido de pai circense começou desde cedo a aprender violinha, contorcionismo e acrobacias. Seu sonho era abrir uma escola para artistas circenses, porém faleceu em 1973 antes de realiza-lo.

A data 27 de março, comemora-se o dia do circo, pois essa era a data de aniversário de Piolim.

Nesse vídeo do Youtube você confere os bastidores do circo:

DIA DO CIRCO: Conheça todo o trabalho nos bastidores do picadeiro

Nenhum voto, seja o primeiro



Ananda Morales
27/03/09


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook