A diferença de água potável e água pura

A água quando totalmente pura é formada apenas de moléculas de Hidrogênio e Oxigênio.

H2OA água é um bem precioso, o qual devemos sempre valorizar. Fonte de saúde e vida, a água potável, além de consumida, é utilizada de diversas maneiras pelos seres vivos, como por exemplo na higiene pessoal, preparo de alimentos, limpeza em geral, agropecuárias, indústrias, entre outros.

Apesar de a água ser tão importante, há tipos específicos desta substância, e nem todos podem ser consumidos pelos seres humanos e animais.

Como é a água potável

A água potável é aquela que encontramos no banheiro, ao tomar banho, lavar as mãos e dar descarga, ou na cozinha, para bebermos, lavarmos alimentos, cozinharmos, entre outros. A água potável têm certas diferenças em relação à água pura, mesmo que ambas venham de fonte natural. A água potável é tratada para que proporcione aos seres vivos substâncias necessárias para o bem estar e saúde.

Pessoa-lavando-alimento55

Alguns dos procedimentos são: coagulação, o processo no qual a água potável deixa de ser pura e recebe determinada dosagem de alumínio (ou tanino) para a limpeza; floculação, quando em tanques de concreto a água em movimento passa pelo processo de aglutinação das impurezas; e decantação, quando em outro tanque, após o processo de floculação, as impurezas que se aglutinaram se transformam em flocos que devido à gravidade se separam da água e vão ao fundo do tanque.

Os últimos processos são: filtração (a água potável passa por filtros apropriados que retêm as impurezas mais finas que passaram pelas outras fases); desinfecção, quando é adicionado à água (para se tornar potável) cloro ou ozônio, de formas apropriadas para que elimine os germes patogênicos  nocivos à saúde; fluoretação, ocasionalmente; e correção de pH, adicionando-se cal, para que a água potável não cause danos à tubulação da rede.

Como é a água pura

A água pura, ao contrário do que pensamos ser provável, não pode ser encontrada na natureza. Para isso, precisa ser constituída exclusivamente de hidrogênio e oxigênio, através de um processo de destilação. Conhecida também como água destilada, pode ser obtida apenas através de aparelhos próprios utilizados em laboratórios, que retiram as outras substâncias solvidas.

cientista examinando a água

A água pura não deve ser ingerida por seres vivos devidos às substâncias que a compõem, que podem causar infecções, intoxicações, dores no estômago, mal estar, diarreias, vômitos e até mesmo doenças.

Como podemos observar nas informações acima, as diferenças entre a água potável e a água pura são muito distintas, e por isso ambas não devem ser confundidas. Tome cuidado e beba apenas a água que você tem certeza de que não lhe fará mal.

Para saber mais sobre algumas curiosidades da água assista ao vídeo Por que a água do mar é salgada do Portal Zun, no Youtube:

POR QUE A ÁGUA DO MAR É SALGADA?

Leia mais sobre água

1 voto



Caroline
31/03/09


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook