A história dos celulares

Desde que foram criados em 1980, os celulares passaram por transformações até chegar à forma que conhecemos e utilizamos hoje.

Celulares

Os celulares ou telefones móveis são aparelhos de comunicação através de ondas eletromagnéticas que possibilitam a transmissão de forma bidirecional de voz e também de dados usáveis em uma determinada área geográfica que se encontra divididas por células, isto é, pelo espaço em que há nomenclatura celular, nas quais cada destas são servidas por um receptor ou transmissor. O celular foi inventado em 1947 pelo laboratório Bell, nos Estados Unidos, sendo que a partir de sua invenção e introdução no mercado, o aparelho de comunicação não deixou mais de evoluir, assim existem diferentes tecnologias para a difusão das ondas eletromagnéticas nos telefones celulares, no entanto, têm como base a compreensão das informações de sua primeira geração, mais conhecida como 1G.

A primeira geração foi criada em 1980 juntamente com os sistemas AMPS e NMT, sendo analógica. Sua segunda geração )(2G), já digital, foi desenvolvida no fim dos anos de 1980 e início de 1990, sendo elas: TDMA, CDMA e GSM. Já na segunda geração e meia (2,5G) é a evolução da 2G, na qual conta com melhorias significativas quanto à capacidade de transmissão de dados e a inserção de pacotes e não mais a substituição de circuitos por outros, como as presentes nas tecnologias EDGE, GPRS, HSCSD, 1xRTT e EVDO. A terceira geração (3G) foi criada no fim dos anos 90, sendo que conta com muito mais recursos, como UMTS. E na terceira geração e meia (3,5G), há de novo a HSUPA, HSPA e HSDPA. Você pensa que parou? Engana-se, pois já está em desenvolvimento a quarta geração (4G).

No Brasil, o primeiro aparelho celular foi criado pela TELERJ (Telecomunicações do Estado do Rio de Janeiro) em 1990. De acordo com a UIT (União Internacional das Telecomunicações), o Brasil conta com o sexto maior mercado de telefonia móvel, sendo que atualmente são mais de 152 milhões de aparelhos em utilização no país. Quando lançado, ainda com tecnologia analógica, o aparelho celular tinha apenas a finalidade de falar, no entanto, na atualidade já pode ser utilizado para enviar mensagens SMS e MMS, capturar fotografias e vídeos, gravar lembretes, despertar, reproduzir músicas e vídeos, se divertir com jogos e muito mais. E se você pensa que acaba por aí, engana-se novamente, pois no Japão e Europa por exemplo, os grandes lançamentos contam ainda com GPS, realização de videoconferência em tempo real, instalação de diversos programas, etc.

Mais sobre A história dos celulares

Leia mais sobre celular:




Maikon
14/05/10

Mais informações por email.

Comentar sobre A história dos celulares

Destaque

Como colocar musica no celular

Como colocar musica no celular