A importância de estudar filosofia

Algumas questões movem a humanidade, como as inúmeras opções de sermos felizes. A filosofia nos ajuda a compreender essas perguntas.

Aparentemente a filosofia não parece uma matéria muito atrativa para ser estudada não é mesmo? Mas ela tem uma importância muito grande na vida acadêmica dos estudantes. Durante a matéria, é possível estudar os grandes filósofos que já existiram no mundo, o que eles pensam, como pensam e como podem mudar sua vida ou os seus pensamentos.

Filosofia

                       

A filosofia é importante ser estudada, para que seja possível abrir a mente para novos conceitos ou até novas mudanças, claro que positivas. Além também de ser um estudo aprofundado sobre o significado da vida e de toda a existência, aliás, quem nunca parou para pensar o motivo de estar aqui. Entenda mais sobre a importância da filosofia:

O que é filosofia

A palavra filosofia significa “que ama a sabedoria”, pois o “philos” quer fizer “que ama” e “sophia” sabedoria. Ou seja, a filosofia estuda também fatos históricos, a vida de filósofos como Platão, onde podemos estudar suas observações e aprender a amar a vida e toda a sabedoria que a nossa existência nos permite obter.

Filosofia 2

É uma linha muito antiga, que surgiu antes mesmo de Cristo e existem indícios que tenha sido nas antigas cidades gregas na Ásia Menor. Durante um estudo, pode ser que se confunda um pouco por história, pois muitos dos filósofos que são importantes na filosofia possuem alguma influencia da época ou até mesmo foram os grandes influenciadores de determinados momentos, o que reflete em muita coisa até hoje.

Filósofos

Os filósofos que marcaram época e até hoje são estudados, devido as suas capacidades intelectuais, que naqueles dias eram pensamentos muitas vezes assustadores para as pessoas, hoje para nós, são pensamentos que nos fazem parar para pensar o que estamos fazendo da nossa vida ou o que iremos fazer dela a partir de agora.

Rousseau - Locke - Hobbes

Podemos destacar alguns famosos filósofos, como Platão, Sócrates, Pitágoras, Aristóteles, Santo Agostinho, Tomás de Aquino, Schopenhauer, Marx, Nietzche, Copérnico, Isaac Newton, Kant, Hegel, Camus, Michel Foucault, Galileu, Descartes, Espinoza, Sartre entre muitos outros.

Nesse vídeo do Youtube você confere algumas questões que movem a humanidade segundo a filosofia:

Saiba mais sobre filosofia:

6 votos



Ananda Morales
22/09/09


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook