Ações da ONU no Brasil

A Organização das Nações Unidas, ou apenas ONU, é atuante no nosso Brasil. Saiba mais sobre o que é, e como ela funciona.

OnuA ONU – Organização das Nações Unidas – tem presença ativa no Brasil desde 1947, quando foram instituídas as primeiras agencias, programas e fundos especializados para o contexto social Brasileiro. As agências da ONU no Brasil atuam com o apoio dos governos, em esfera federal, estadual e municipal, contando a iniciativa privada, instituições de ensino, ONGs e da sociedade civil. Com o objetivo de criar soluções e superar os desafios da realidade social Brasileira, a ONU mantém vários Programas e Fundos No Brasil.
PNUD – Programa para o Desenvolvimento: presente em 166 países, o programa tem como meta o combate à pobreza. Segundo os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, o PNUD trabalha com missões brasileiras para Governança Democrática, Redução da Pobreza e Energia e Abastecimento.
UNICEF – Fundo para a Infância: presente em 191 países chegou ao Brasil em 1950. É uma das ações mais populares da ONU no país. Muitos projetos são vinculados ao fundo e milhares de crianças hoje contam com uma nova realidade social graças à UNICEF. O Registro de nascimento, por exemplo, passou a ser gratuito e o ensino a ser obrigatório dos 4 aos 17 anos, com ações que tiveram o participação da UNICEF.
PNEUMA: Programa para o Meio Ambiente. Ativo desde 2004 dissemina informações sobre acordos ambientais, metodologias e novos conhecimentos do tema, agendas globais e regionais e incentiva a participação do Brasil em fóruns, congressos e encontros.
ACNUR: Alto Comissariado para Refugiados. Atualmente, o Brasil conta com 4.500 refugiados de mais de 70 países diferentes e a ACNUR trabalha protegendo e orientando-os para a emissão de documentações e para o acesso às politicas públicas nacionais.
UNFPA: Fundo de População, presente desde 1973, trabalha junto ao governo e Sociedade na formulação de políticas e programas sobre população e desenvolvimento, garantindo direitos atribuídos.
ONU-HABITAT: Programa para Assentamentos Humanos: coordena e harmoniza, desde 1978, atividades em assentamentos a partir do sistema ONU, facilitando intercâmbios e o desenvolvimento sustentável.
A ONU também mantém com trabalhos efetivos a ONU Mulheres, entidade para a igualdade do gênero e empoderamento das mulheres; o UNAIDS, programa conjunto sobre a prevenção, tratamento e cuidados no que concerne ao HIV; UNV, o programa de voluntariado. O FIDA, Fundo Internacional do Desenvolvimento Agrário e o UNODC, escritório contra as drogas e o crime. Além de outras, órgãos especializados da ONU como a UNESCO, OMS, OTI e FMI também estão presentes no Brasil.

Mais sobre Ações da ONU no Brasil

Saiba mais sobre a ONU:

30/05/11 por Jessica

   



Mais informações por email

Comentar