Alimentos formadores de colágeno

O colágeno é um tipo de proteína presente no organismo indispensável para sustentar os tecidos, ou seja, evita a flacidez da pele.

Alimentos formadores de colágeno

Infelizmente não é durante toda a vida que ficaremos com a aparência jovem, sendo que é a partir dos 25 anos de idade que nosso organismo inicia a redução de colágeno, e aos 50 anos de idade a produção de colágeno é de apenas 35% do necessário. No caso das mulheres, a redução de hormônio estrogênio na menopausa, a diminuição do colágeno é maior. Mas isto não é o fim do mundo, pois a perda de colágeno em nosso organismo pode ser amenizada através da ingestão de alimentos que estimula a produção da substância, sendo que é preciso ter uma alimentação equilibrada.

                       

Uma dieta rica em proteínas magras é uma grande estimuladora de colágeno em nosso organismo, no qual para que o colágeno seja sintetizado pelo organismo é indicado a ingestão de alimentos fontes de vitamina C, vitamina E, Selênio, Zinco, Cobre e Silício, de acordo com especialistas. O Silício está presente no corpo humano nas unhas, na pele, nas cartilagens, no cabelo, enfim, desde o início da vida e sua quantidade vai sendo reduzida com o passar da idade, mais precisamente após os 30 anos, sendo este um eligoelemento presente no organismo que tem como finalidade de regenerar as células da pele e estimular as fibras de sustentação, como a elastina e o colágeno.

Desta forma, para que você consiga estimular a produção de colágeno no organismo, além da alternativa da ingestão de alguns medicamentos encontrados em drogaria que não fazem mal a saúde, existem também alguns alimentos que ajudam a firmar a pele e que ainda deixa mais bonita. Interessou-se? Então, veja logo abaixo a lista de alimentos logo abaixo:

Cobre: aveia, lentilha, cogumelos, avelã, caju, fígado bovino.
Silício: banana, trigo, centeiro, feijão, avelã, nabo, salsa, cevada e aveia.
-Selenio: carne, frango, arroz preto, salmão e nozes.
-Zinco: frutos do mar, ovos, castanha do Pará, amêndoa e avelã.
-Vitamina A e E: cenoura.
-Vitamina C: pepino, cenoura, laranja, goiaba, acerola, kiwi e caju.
-Proteínas magras: iogurte desnatado, queijo cottage, peito de frango ou de peru, ovo, salmão e atum.

Além de ingerir estes alimentos que são considerados firmadores de pele, é preciso evitar alguns alimentos e hábitos, como o fumo, o álcool e a gordura saturada. Isto é, ter uma vida mais saudável!

2 votos



Maikon
14/04/10


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook