Alimentos que previnem o câncer de mama

Cuidar da alimentação é muito importante e colabora para evitar diversos tipos de problemas de saúde, como o câncer de mama.

Assim como há alimentos que são prejudiciais a saúde, há os alimentos que podem ajudar e muito, como por exemplo, aqueles que tem a capacidade de prevenir o câncer. Atualmente uma das maiores causas de morte de mulheres no país é o câncer de mama, câncer o qual deve ter cuidados redobrados, os quais são simples, isto é, realizar regularmente o exame da mama e a mamografia. Além disso, a mulher pode combater ou/e prevenir o câncer tendo uma alimentação adequada, ou melhor, ingerindo em suas refeições diárias alimentos que contribuem para a prevenção do câncer. De acordo com alguns especialistas, são muitos os alimentos que podem deixar o câncer de mama bem longe, por este motivo, não custa nada realizar algumas mudanças alimentares para garantir uma melhor saúde, não? Se você está disposta em ficar bem longe do câncer, confira logo abaixo os alimentos que o previnem e passe a consumi-los com certa frequência:

-Azeite de oliva: De acordo com alguns estudos já realizados com o azeite de oliva, este alimento conta com propriedades que tem a capacidade de danificar o gene cancerígeno que representa cerca de 25 a 30% dos casos de câncer de mama.
-Vinho: De acordo com nutricionistas, o vinho possui uma substâncias denominada de resveratrol, molécula esta que tem como finalidade inibir as etapas necessárias para o desenvolvimento do tumor. Assim, é indicado que a mulher faça o consumo de uma taça diária de um bom vinho.
-Alho: Este alimento proporciona uma redução do risco de câncer de mama, além de outros cânceres, como de estômago, de pâncreas e de esôfago. É indicado que a mulher faça o consumo de aproximadamente uma colher de café de alho por dia.
-Frutas cítricas: Frutas como macarujá, limão, mexerica, laranja e outras possuem terpenos e plofenóis, componentes estes que auxiliam na redução da capacidade de reprodução das células cancerígenas. É indicado que a mulher faça o consumo diário de um copo de suco da fruta cítrica que desejar.
-Chá-verde: De acordo com centros de pesquisas japonês, o chá-verde além de prevenir o câncer de mama, também previne doenças cardiovasculares. Seu consumo diário indicado é de uma xícara de chá.
-Soja: Este grão é fonte de isoflavona, substância que inibe a ação de enzimas ligadas ao desenvolvimento do tumor. Seu consumo diário indicado é de uma porção de aproximadamente 30 gramas.
-Tomate: Este alimento é fonte de licopeno e carotenóide, substâncias que previnem o câncer de mama e também o câncer de próstata. É um ótimo antioxidante que auxilia o organismo a combater infecções. É indicado que haja o consumo diário de dois tomates.
-Cebola: Este alimento tem atuação no bloqueio das nitrosinas, substâncias tóxicas que provocam câncer de mama. É indicado que a mulher faça o consumo diário de uma colher de chá de cebola moída.
-Verduras crucíferas: De acordo pesquisas este tipo de alimento possui glicosinolato, substância que auxilia na diminuição do risco de desenvolver câncer de mama. Esta substância é encontrada em alimentos, como brócolis, couves, rabanetes e outros. Seu consumo diário indicado é de 60 gramas.
-Cúrcuma: Estudos feitos com ratos mostram que esta planta tem a capacidade de inibir a proliferação de células cancerígenas do tumor. Seu consumo indicado é de uma colher de chá diariamente.
-Cacau: Este alimento conta com polifenpois, componentes de ação antioxidante que tem a capacidade de proteger as células do organismo. Seu consumo diário indicado é de 40 gramas de chocolate maio amargo.
-Frutas vermelhas: De acordo com estudos, as frutas vermelhas como morango e framboesa possuem propriedades anticancerígenas que neutraliza, diminuem e reparam as consequências da ação oxidativa resultante do estresse e de inflamações. Seu consumo diário indicado é de uma colher de chá.
-Alimentos crus: Procure fazer a ingestão de legumes e verduras cruas ou cozidas no vapor, pois o calor excessivo faz com que tais alimentos percam suas propriedades benéficas para o organismo.

Saiba mais sobre câncer

29/05/11 por Maikon

   



Mais informações por email

Comentar