Alimentos ricos em fibras


Assim como os minerais e nutrientes, as fibras alimentares são essências em nossa dieta, sendo que as fibras fornecem nutrientes de grande importância ao nosso organismo, as quais são elementos que o nosso organismo não consegue ao certo digerir, como esqueleto de alguns vegetais que contam com celulose. As fibras criam um paradoxo, pois as mesmas não alimentam, mas mesmo assim são essenciais em nossas vidas, pois previnem doenças graves e ainda pode ajudar no emagrecimento, sendo que dietas com quantidades suficientes de fibras regularizam o funcionamento do intestino e combate à prisão de ventre e demais problemas. Contudo, o seu consumo em excesso pode dificultar a absorção de determinados minerais, assim é importante que você faça a ingestão das fibras de forma moderada.

             

Os alimentos ricos em fibras são vegetais, frutas, nozes, pão integral, legumes, cereais e farelos, sendo que atualmente a dieta de muitos brasileiros tem sido muito pobre em fibras devido à produção em massa de alimentos refinados com relação ao consumo elevado de carne vermelha, o que resultou na disseminação das denominadas ‘doenças da civilização’, como por exemplo, a diverticulose, a constipação intestinal, problemas cardiovasculares, a hemorróidas e câncer de cólon.

De acordo com o instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, é recomendada a ingestão de aproximadamente 30 gramas de fibras todos os dias, no entanto, os brasileiros estão bem longe, já que o consumo da população das grandes cidades como São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro é de 20 gramas. Além disso, os especialistas sempre acharam que as fibras alimentares poderiam ser utilizadas para auxiliar no controle da obesidade, pois as mesmas não são digeridas pelo organismo e não são calóricas, assim proporcionariam a sensação de saciedade. E ainda, a respeito das fibras, foi-se concluído que reduzem a quantidade de calorias que são absorvidas pelos alimentos, sendo que chegaram a esta conclusão após testarem 9 dietas com variadas quantidades de fibras e gorduras, e as pessoas que se alimentaram da dieta que continha maior quantidade de fibras absorveram menor quantidade de gordura e de proteínas do que as pessoas que ingeriram poucas fibras. Desta forma, os pesquisadores afirmam que dobrar o consumo diário de 18 para 36 gramas fará com que você digira 130 calorias menos, mesmo não sabendo ao certo como isso acontece.

No entanto, os especialistas relatam que é importante você tomar cuidado com as fibras antes da corrida, isto é, existem alimentos que podem fazer com que o corredor deva procurar um banheiro ao longo do treinamento, sendo que se for o seu caso, é preciso que você evite a ingestão de alimentos ricos em fibras antes de cada treino.

0 voto



Maikon
01/07/10


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. muito boa as informações

    ilma
    04/10/13 às 9:57 pm

X
Curta a página