Anatomia do coração animal


O coração é um órgão muscular que se localiza abaixo do osso anterior do tórax, ou seja, o esterno e possui aproximadamente o tamanho que varia de acordo com o tamanho do animal e com a espécie do mesmo. O coração é composto por dois sistemas de bombeamento independentes, os quais se localizam no lado direito e no lado direito, e cada um destes possui duas câmaras, conhecidas como átrio e ventrículo, sendo as principais ‘bombas’ do coração. Em sua superfície externa, podemos encontrar: veia cava superior, veia cava inferior, átrio direito, ventrículo direito, ventrículo esquerdo, artéria pulmonar, aorta, artéria coronária direita, artéria coronária, descendente anterior, átrio esquerdo, veias pulmonares e interior do coração. Já na região interna, temos o átrio direito, valva tricúspide, ventrículo direito (via de entrada), ventrículo direito (via de saída), valva pulmonar, artéria pulmonar, átrio esquerdo, septo interventricular, ventrículo esquerdo, valva mitral e aorta.
Assim como qualquer outro órgão e músculo do organismo, o coração também necessita receber oxigênio e nutrientes para que funcione adequadamente, por este motivo, a musculatura do coração é nutrida pelo sistema de artérias, isto é, as artérias coronárias que se originam da aorta. O coração também possui as valvas, que são retalhos ou flaps musculares que se abrem e fecham, e este movimento de abrir e fechar proporciona o direcionamento correto do sangue. E para fazer este trabalho, há quatro valvas, sendo elas:
-Valva Tricúspide: Tem a finalidade de regular o fluxo do sangue entre o átrio direito e o ventrículo direito.
-Valva Pulmonar: Tem como objetivo abrir para permitir a passagem de sangue do ventrículo direito aos pulmões.
- Valva Mitral: Tem como finalidade regular o fluxo do sangue entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo.
-Valva Aórtica: Tem a finalidade de permitir o sangue de fluir do ventrículo esquerdo à aorta ascendente.
Para que você entenda melhor a atuação do coração, verifique logo abaixo as características do lado direito e respectivamente o lado esquerdo:
*Lado direito:
-Recebe sangue das veias que trazem o sangue de todo o corpo, veias cavas, sendo que este sangue é pobre em oxigênio e rico em gás carbônico, o conhecido sangue venoso.
-A câmara direita do átrio que recebe o sangue ‘usado’ se encher à medida que seus músculos se relaxam.
-Em seguida, o sangue entra em uma segunda câmara muscular, o ventrículo direito.
-Como já dito, o ventrículo direito é uma das duas principais bombas do coração, assim a sua função é levar o sangue aos pulmões.
-Desta forma, o sangue é oxigenado no coração, ou seja, ocorre à troca gasosa, restaurando a sua taxa de oxigênio, em que ocorre a troca com gás carbônico por oxigênio.
*Lado esquerdo:
-Recebe o sangue depois que ele volta dos pulmões, isto é, o sangue rico em oxigênio através das veias pulmonares.
-O sangue rico em oxigênio que acabou de sair dos pulmões chega ao átrio esquerdo, em sua câmara esquerda.
-Do átrio esquerdo, o sangue segue para o ventrículo esquerdo, que bombeia o sangue para o todo o corpo.
-O ventrículo esquerdo é a mais forte das câmaras do coração, já quem tem a responsabilidade de enviar o sangue com maior pressão para todo o organismo, e assim possui músculos espessos que realizam contrações poderosas.
-O sangue sai do coração, passa pela aorta ascendente.

             
0 voto



Maikon
09/11/10


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook

X
Curta a página