Animais de estimação

Pensando em ter algum bicho de estimação? Veja dicas de como escolher o animal ideal para você e quais os cuidados necessários.

Grande parte das pessoas acrescentam os bichinhos de estimação como um membro da família, pesquisas recentes apontam que só no Brasil 33 milhões de famílias possuem um cão e 17 milhões um gato. A variedade é muito grande, existem vários tipos de animais de variadas espécies, raças e porte.

Hoje em dia é bem comum diversos tipos de regalias para esses animais devido a todo amor que os donos depositam com a intenção de dar o melhor tratamento e cuidados possíveis.

Mais sobre Animais de estimação

Vantagens dos animais de estimação

As vantagens de ter um bichinho de estimação em casa são muitas. Esses pequenos animais além de companheiros são muito fiéis aos donos. Diferentes dos humanos, os animais não possuem maldade ou malícia, são seres de sentimentos nobres que amam seus donos independente da condição financeira, aparência ou qualquer motivo aparente, o que importa realmente para eles é a companhia. O resultado de tanto amor e carinho acaba se tornando numa verdadeira e longa amizade entre um homem e um animal.

Segundo pesquisas recentes, o convívio com animais de estimação ajuda a aliviar doenças como estresse, depressão e até mesmo o autismo. Também é comprovado cientificamente que crianças criadas com a presença de um animal de estimação desde bebês possuem menos riscos de desenvolver alergias e se tornam mais resistentes a vírus, germes e adoecem menos.

O convívio com animais de estimação também ajuda o ser humano a se relacionar melhor e a lidar com situações comuns da vida como nascimento, reprodução, doença e até mesmo a dor da perda. Ter um bichinho de estimação é quase uma terapia, melhora a auto- estima, o bom humor e auxilia no combate a doenças mentais.

Tipos de animais de estimação

Grande parte das casas com a presença de um animal possuem cães ou gatos. Essas duas espécies de animais possuem várias raças, o ideal é que cada família escolha uma raça que mais se adeque as características da família e da residência.

Mas, além de cães e gatos algumas famílias ainda possuem outros tipos de animais de estimação, entre eles são bem comuns algumas espécies de roedores como pequenos ratos, hamsters, porquinhos da índia e preás. Outras espécies que muitas famílias adotam como animais de estimação são os coelhos, os furões e até mesmo tartarugas e répteis como iguanas e cobras. Algumas aves também são bem comuns entre os animais de estimação, como os canários, papagaios e as cacatuas.

Para criar animais silvestres ou espécies de cobras e aves, por exemplo, é necessário possuir uma autorização do Ibama ou sua criação pode ser considerada crime ambiental, o que pode acabar ocasionando grandes problemas. Porém vale a pena lembrar que algumas espécies de animais não são aptas a se tornarem animais de estimação, pois nasceram para viver livres na natureza.

Cuidados com os animais de estimação

Os animais são como pessoas, eles também sentem fome, frio e possuem necessidades fisiológicas, por este motivo antes de adquirir um animal de estimação você deve verificar a estrutura ambiental, emocional e financeira. Todo animal necessita de um espaço para comer, dormir e fazer suas necessidades. A alimentação também deve ser específica, existe hoje no mercado uma grande variedade de rações apropriadas para cada espécie e as diferentes raças. Outros cuidados como visitas frequentes ao veterinário, passeios e cuidados com a higienização também são essenciais, além de muito amor e carinho, é claro.

Para quem está pensando em adquirir um animalzinho de estimação vale a pena pesquisar as raças da espécie escolhida para identificar qual mais se identifica com o seu estilo de vida. Vale lembrar também que existem milhares de animais abandonados esperando para ser adotados e com certeza um deles pode ser o que você está procurando.

Assista ao vídeo e veja mais dicas que te ajudarão a escolher o bichinho de estimação ideal.

Veja mais artigos relacionados a animas de estimação

03/01/14 por Jessica Lemos

   



Mais informações por email

Comentar