Animais em extinção no Brasil

Segundo dados, no Brasil existem cerca de 650 espécies de animais em risco de extinção dentre eles a ariranha e onça pintada.

Animais em extinção

Não é apenas o Brasil, mas sim o mundo está perdendo inúmeras espécies de animais devido à ação do homem, sendo que são poucas as pessoas conscientizadas em ajudar a manter a fauna e flora brasileira, evitando assim a extinção e até mesmo o desparecimento de diversas espécies. A extinção e o desaparecimento de diferentes espécies de animas são quando a situação é irreversível, isto é, quando o último animal de uma determinada espécie morre, e é isso que vem acontecendo com inúmeras espécies na atualidade, pois os animais estão sofrendo com a evolução humana, e com isso o desequilíbrio no ecossistema e no habitat são grandes.

Quando ocorre de forma natural, a extinção de uma determinada espécie pode ocorrer devida as transformações climáticas, doenças, parasitas, mudanças de comportamento e por competições entre as espécies. Já quando extinção ocorre por motivos causais, os motivos são outros, como a alteração em seu habitat, captura ilegal, desmatamento e biopirataria. De acordo com uma lista divulgada recentemente, no Brasil cada vez mais são a quantidade de espécies em extinção, sendo que dentre a lista, encontram-se: a minhoca branca, a ararinha-azul, o maçarico-esquimó, a pereça, o minhocoçu gigante, a aruá-do-mato, o caracol gigante e a libélula.

Em todo o mundo já existem outras centenas de espécies em extinção e até mesmo extintas, sendo que para evitar este mal, cabe aos homens lutarem juntos contra o comércio ilegal e o desmatamento, para que assim o ecossistema não seja destruído e possa ser restaurado. Veja logo abaixo as principais espécies em extinção no Brasil:

Onça-pintada: É encontrada no Pantanal, e desapareceu da região por causa da caça ilegal e indiscriminada, já que sua pele tem grande cotações em dólares no mercado internacional.

Onça Pintada

Pica-pau-de-cara-amarela: Há poucos sobreviventes desta ave nas matas gaúchas, sendo que com o desmatamento, esta espécie perde a sua principal fonte de alimentação, as sementes das árvores.

Pica Pau de cara amarela

Arara-azul: Esta ave é super cobiçada no mercado internacional devida a sua plumagem, sendo que de acordo com estimativas, a ararinha-azul já se encontra extinta.

Arara azul

Mico-leão-dourado: Devida a redução da Mata Atlântica, o mico-leão-dourado perdeu os eu habitat natural, no qual existem atualmente pouquíssimos animais desta espécie habitando reservas.

Mico Leão Dourado

1 voto



Maikon
29/06/10


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook