Ano com segundo bissexto e suas consequências para a internet

1 segundo a mais no dia poderá não ser tão bom para o vasto mundo da internet. Quer saber o porquê? Atente às informações a seguir!

Muitas pessoas reclamam que o tempo é curto demais, que os 86.400 segundo fornecidos diariamente passam voando. Porém, esse ano as coisas serão diferentes, segundo os IERS (Serviço Internacional de Sistemas de Referência e Rotação da Terra). Teremos 1 segundo a mais em 2015, mas que não é uma boa notícia para os grandes sites da rede mundial de computadores.

Ano com 1 segundo a mais

No dia 30 de junho, mais precisamente às 23:59:59, o relógio mundial irá fazer uma pausa por um único segundo, ou melhor, terá que mudar o horário para 23:59:60 antes de ir para 00:00:00, que seria a manhã de 01 de julho de 2015.

Mais sobre Ano com segundo bissexto e suas consequências para a internet

Esta adição de um segundo, anunciado pelo Observatório de Paris, será adicionado para manter os relógios terrestres em sintonia com os caprichos do tempo astronômico, em outras palavras, a desaceleração da rotação da Terra. E, é justamente isso o que gera um pouco de dor de cabeça para os técnicos de computação.

O que causa essa adição de segundos?

Infelizmente, quando o último segundo foi adicionado novamente, em 2012, vários sites sofreram problema. Conforme anunciado pela Phys.org, o Foursquare, Reddit, LinkedIn e até a StumbledUpon saíram do ar quando o segundo foi adicionado inesperadamente no lugar de 00:00:00.

Sistema fora do ar

No caso do Reddit, o problema só acabou após ser rastreado até um subsistema Linux que ficou confuso quando verificou o Network Time Protocol por encontrar um segundo extra. Isso ocorre porque uma máquina recebe comandos para serem feitos em segundos repetidos, o que faz com que o computador não tenha a certeza de qual tarefa realizar e, por fim, ocasionar um crash. Basicamente, os computadores utilizam o relógio mundial para o sincronismo e, quando isso acontece, ficam perdidos e acabam prejudicando vários serviços pelo redor do planeta.

Os segundos bissextos podem ser comparados com o bug Y2K, cujo erro que ameaçava a máquina a trabalhar fora do tempo sincronizado entre os computadores e os relógios atômicos.

A solução da Google

A possível solução da Google para que o segundo bissexto não venha a derrubar seus sistemas é de cortar o segundo extra em milissegundos e, em seguida, espalhar essas pequenas porções de tempo no sistema de forma imperceptível no decorrer do dia. Isso significa que, quando se tornar a hora de adicionar o segundo extra à meia-noite, os relógios já terão isso em conta, pela distorcida no tempo ao longo do dia.

Solução da Google

É, pelo jeito, 1 segundo a mais no dia não será tão agradável para o mundo digital. Só que agora todos sabem o que pode ou não ocasionar nesse dia e procurar por soluções que não comprometam o sistema, assim como a Google.

Veja mais sobre a internet

12/01/15 por Luis Carlos

   



Mais informações por email

Comentar