Aprenda fazer Beijinho

O beijinho é um dos docinhos mais esperados nas festas infantis, mas não são só os pequenos que gostam, veja como é fácil de preparar.

Aprenda fazer Beijinho

O beijinho é um doce típico de festas de aniversário que junto ao brigadeiro faz a alegria de muitos, alguns afirmam que o beijinho é uma versão do brigadeiro, porém o doce possui várias histórias e para justificar seu nome, uma dessas histórias conta que o beijinho foi criado em conventos em que as freiras usavam de nomes apelativos, para denunciar a falta de vocação religiosa, pois ao contrário de hoje, muitas mulheres eram enclausuradas por seus próprios pais por serem segundas filhas ou por possuírem dotes de valores não muito consistentes, o que dificultava um bom casamento, muitas também por não apresentarem bons comportamentos para época eram enclausuradas por seus maridos, faltando a elas o principal, que era a vocação religiosa.
Nos conventos o beijinho surgiu com o nome de “beijo de freira” e aera feito a partir de calda de açúcar e amêndoas, já no século XVIII no Nordeste, trocou-se a calda de açúcar, por calda de leite e as amêndoas por coco, passando a ser conhecido por “beijo de coco”.
Já no século XX, devido à invenção de leite condensado, o beijo de coco novamente passa por modificações até chegar ao que conhecemos hoje, acrescido do cravo da índia, sendo popularmente conhecido apenas por “beijinho”.
A receita de beijinho é simples e muito saborosa e para consumi-la não há necessidade de se esperar pelas festas de aniversário, pois pode ser feito a qualquer dia e a qualquer horário, pois assim como o brigadeiro pode ser consumido na panela mesmo, sem cerimônias, sendo enrolados e enfeitados apenas quando a ocasião exigir, como é o caso dos aniversários.
Para prepará-lo você irá precisar:
Uma lata de leite condensado
150 g de coco ralado
Duas colheres de sopa de margarina sem sal
Açúcar cristal e cravo da índia (opcional)
Para preparar o beijinho, basta colocar em uma panela o leite condensado, o coco ralado e a manteiga, leve ao fogo médio, mexendo sempre até que o doce fique consistente, soltando-se do fundo da panela.
Se preferir enrolá-los, basta deixar esfriar, fazer bolinhas e passá-las no açúcar cristal, enfeitando-os com o cravo.

Mais sobre Aprenda fazer Beijinho

01/04/09 por Fran

   



Mais informações por email

Comentar