Aquecimento Global causas e consequências

As causas e consequências do aquecimento global podem ser facilmente percebidas no dia a dia, e a cada ano elas vão aumentar.

Aquecimento Global causas e consequências

O Aquecimento Global são alterações climáticas que vem ocorrendo no planeta, causando grandes destruições em proporções alarmantes, como o aumento da temperatura média global. Segundo pesquisas, o aquecimento global varia muito de região para região, pois esse aquecimento pode modificar completamente o clima de uma determinada região, afetando inclusive na sua biodiversidade, ocasionando desastres ambientais, enquanto que em outras regiões esse aumento pode a princípio não afetar em nada.
Embora já esteja comprovado cientificamente que há um aquecimento global ocorrendo, suas causas ainda são muito pesquisadas, pois muitos cientistas atribuem esse fenômeno a um processo natural, longo e dinâmico do planeta devido ao fato de sairmos de um período de era glacial passando a uma era interglacial, sendo o aumento da temperatura uma consequência natural dessa transição, porém o que percebemos é que o aquecimento global se agrava devido a atividades inconsequentes do homem, intensificando assim o efeito estufa devido a queima de substâncias que produzem gases que retém o calor das radiações solares, o que causa um aumento significativo da temperatura, além disso existe outros fatores de ação humana que contribuem para essas alterações climáticas como o constante e desenfreado desmatamento, as poluições, queimadas e a impermeabilização cada vez mais frequente do solo.
Outra consequência do aquecimento global está no degelo, que segundo especialistas, vêm ocorrendo de forma bastante afetada nos últimos anos, aumentando assim o nível do mar.
Uma alternativa que visa minimizar o problema global do Aquecimento foi o Protocolo de Kyoto, assinado por 162 países, que segundo documento, se comprometem a reduzir a emissão dos gases poluentes que contribuem para o efeito estufa, embora essa meta deva ser cumprida até 2012, poucos países se esforçam em cumprir a meta, principalmente os Estados Unidos.
Atualmente os principais países emissores dos gases de efeito estufa são: Estados Unidos, China, Índia, Rússia, Japão, Brasil, Canadá, Alemanha, Coréia do Sul e Reino Unido.
O aquecimento global ocasiona graves problemas ao nosso planeta, prejudicando de uma forma geral a todos os seres vivos.
Muitas causas decorrentes desse aquecimento já são sentidas por muitas pessoas, são furacões, tufões, tsunamis, terremotos, enfim, grandes destruições que vem assustando a todos e que tende a aumentar se nada for feito para combater o aquecimento global.

                       
Nenhum voto, seja o primeiro



Larissa
16/03/09


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    Eduardo Celestino Moreira - 18/05/2014

    preciso de um artigo sobre aquecimento global.