Articulações do corpo humano

Conheça mais sobre as articulações do corpo humano, e veja qual a sua classificação, para que servem e quais são as principais.

Articulações do corpo humano

O sistema de articulação ou juntura é uma conexão de duas ou mais peças de ossos e cartilagens. Essa conexão é responsável por colocar as peças dos ossos em contato, permitindo assim o crescimento ósseo e que mudem de forma, principalmente na hora do parto As articulações também permitem que as partes do corpo humano se movimentem quando á contração muscular.

Todas as articulações apresentam aspectos estruturais e funcionais em comum, que nos permite classifica-las em três grupos: Fibrosa, Sinoviais e Cartilaginosas. Conheça neste artigo esses grupos de articulações do corpo humano.

Mais sobre articulações do corpo humano

Articulações Fibrosas

As articulações fibrosas do corpo humano estão ligadas através do tecido conjuntivo fibroso, e podem variar de articulações rígidas que são móveis e imóveis. Elas são divididas em três grupos como as Suturas que são encontradas no crânio que é uma camada fina de tecido conjuntivo denso irregular que une os ossos que se articulam.

Temos as Sindesmoses que são as articulações fibrosas que estão ligadas por fibras colágenas e lâminas de tecido fibroso conhecidos como membranas Inter óssea. E por último as Gonfoses que são as articulações que se encontram nos dentes, maxilar e a mandíbula. Está articulação é onde a raiz do dente está fixada com o ligamento periodontal do alvéolo dental dos ossos.

sorriso

Articulações Sinoviais

As articulações são fundamentais para o corpo humano, pois devido à capacidade de realizarmos diferentes movimentos, estes movimentos geram atritos, e para amenizá-los existem as articulações, sobretudo, as articulações com bolsas sinoviais. Estas bolsas de líquido sinovial atuam literalmente como amortecedores de impacto entre as articulações, estando elas localizadas entre a pele e osso, e nas regiões em que há atrito entre as partes, entre os tendões, músculos, ossos e também entre os ligamentos do corpo humano.

Todas as articulações sinoviais apresentam os elementos essenciais e não essenciais. Os elementos essenciais são a superfície articular, cartilagem articular, capsula articular, membrana sinovial, líquido sinovial e ligamentos. Já os elementos não essenciais são lábios, disco articular e o menisco.

Articulações Cartilaginosas

As articulações Cartilaginosas permitem o movimento e são formadas entre dois ou mais ossos que estão unidos por uma cartilagem. Elas são divididas em dois grupos a Sínfise que são as fibrocartilaginosas que representam as articulações nas quais os ossos são ligados por fibrocartilagem em algum momento da vida. E temos também a Sincondrose que é a articulação hialina que é um tipo de cartilagem temporária, já que a mesma é transformada em osso antes da idade adulta.

nariz anatomia

As articulações são de extrema importância para o corpo humano, pois são eles que dão o movimento para nossos ossos, evitando assim que se quebrassem com mais facilidade.

Saiba mais sobre o corpo humano

27/02/11 por Caroline

   



Mais informações por email

Comentar