As mudanças de temperaturas e suas consequências

A mudança de temperatura repentina tem sido frequente nos últimos tempos. Com essa variação, inúmeras são as consequências.

As mudanças de temperaturas e suas consequências

Se em sua cidade também está ocorrendo uma variação repentina na temperatura, em que faz calor em um período e frio em outro, muitas vezes com ventos fortes, saiba que isso pode ocasionar sérias consequências, e não somente ao meio ambiente em si, mas também para você e a sua saúde.

Essas mudanças climáticas vêm sendo alvo de diversas discussões e pesquisas científicas. Os climatologistas verificaram que, nas últimas décadas, ocorreu um significativo aumento da temperatura mundial, fenômeno conhecido como aquecimento global. Este fenômeno, gerado pelo aumento da poluição do ar, tem provocado o derretimento de gelo das calotas polares e o aumento no nível de água dos oceanos. O processo de desertificação também tem aumentado nas últimas décadas em função das mudanças climáticas. Que podem ser provocadas por fenômenos naturais ou por ações dos seres humanos. Neste último caso, as mudanças têm sido provocadas a partir da Revolução Industrial (século XVIII), momento em que aumentou significativamente a poluição do ar.

Entretanto, as consequências à saúde são ainda mais preocupantes. A grande variação de temperatura pode acarretar problemas de ordem respiratória, como gripes, pneumonias e resfriados, por exemplo, bem como doenças crônicas como rinite e sinusite, dentre outras.

Não temos como adivinhar quando ocorrerá uma mudança de temperatura, mas podemos sempre nos precaver por seguir o velho conselho de nossas mães, saindo de casa com um agasalho ou, ao notar que pode chover, por levar um guarda-chuva consigo. Principalmente se sairmos de casa com roupas mais adequadas para dias quentes, e a temperatura cair, ocasionando muitas vezes rajadas de vento, podemos muitas vezes ficar doentes. Com certeza você não quer isso, não é mesmo?

Mais sobre As mudanças de temperaturas e suas consequências

Evite também sair do banho com o corpo quente sem a devida proteção, ou mesmo molhado, pois muitas vezes podem ocorrer choques térmicos que também podem prejudicar sua saúde. Assim sendo, evite estar totalmente exposto às variações de temperatura, pois estas podem ser altamente prejudiciais à sua saúde e lembre-se: a precaução nunca é demais!



Mais informações por email.

Comentar sobre As mudanças de temperaturas e suas consequências