As palavras podem machucar

As palavras que dizemos podem ser tanto amigáveis como rudes. Elas podem trazer alegria ou também podem machucar as pessoas.

Mulher gritando

A imagem do artigo logo acima pode ser engraçada, no entanto, enfatiza de forma cômica um assunto que não é tão legal assim, as palavras. Quando utilizadas corretamente, as palavras podem ser nossas aliadas em diferentes circunstâncias, caso contrário, elas se tornam nossa inimiga e a boca, a grande vilã. Com certeza você já passou pelo momento no qual falou certas coisas para determinada pessoas, coisas que jamais deveriam ser ditas, e como consequência, esta pessoa sai machucada e triste. As palavras têm o poder de levantar qualquer pessoa, mas derrubar é muito mais fácil, por isso é preciso que você tome cuidado com o que diz, cuide da sua boca. Há quem diga que palavra não machuca tanto quanto uma agressão física, mas dependendo da situação, a agressão verbal pode machucar muito mais.

A boca realmente fala tudo, principalmente quando a pessoa não tem o tal filtro do ‘desconfiômetro’ ou quando o coração está repleto de mágoa, ressentimentos, raiva e outros sentimentos destrutivos, os quais uma hora vazam para fora e dependendo da forma que são expelidos, a situação pode se complicar ainda mais. Pare e pense, pois quando estamos felizes temos a vontade de sair correndo e gritando feitos tontos para todo mundo nos ouvir, não? Isto ocorre de forma semelhante para os sentimentos adversos, assim como as palavras tem a capacidade de produzir vida ao nosso redor, ela também tem o poder de produzir morte. As palavras podem não machucar a carne, mas machucam profundamente os sentimentos alheios, em eu tais dores machucam demasiadamente, enquanto as físicas os remédios podem curar, e a da alma, nem mesmo o tempo pode curar. O que você prefere: dores físicas ou dores da alma?

Assim, não faça aos outros, aquilo que você não quer que façam a você. Não pense apenas em si próprio, mas também nas pessoas que estão em sua volta. No entanto, caso você esteja sufocado por sentimentos destrutivos em relação a uma pessoa, saiba que você pode explodir a qualquer momento e mesmo não desejando, poderá machucá-la através das palavras que são utilizadas indevidamente. Desta forma, com a finalidade de evitar este erro, procure encontrar as palavras certas para conversar civilizadamente com a pessoa em questão, a sós. Mostre o que você sente, sem ofensas ou coisas do gênero. Mostre realmente que você não tem desejo algum em magoá-la, abra seu coração e explique os motivos pelo qual você esta sentindo tudo aquilo em relação à ela.

Nenhum voto, seja o primeiro


Maikon
28/11/10


Mais informações por email.