Atividade física na adolescência

A atividade física na adolescência traz inúmeros benefícios tanto intelectuais como mentais. Inclusive no desenvolvimento do corpo.

A realização de atividade física na adolescência se faz importante, pois é nesta fase em que ocorrem diferentes mudanças corporais, emocionais e até mesmo no comportamento do indivíduo, se tornando este um dos períodos mais importantes da vida de qualquer pessoa. Esta é a fase de transição para a fase adulta, na qual os adolescentes passam a ter maiores responsabilidades, realizar escolhas fundamentais para a sua vida, e para alguns, este é o momento de autoafirmação, no qual se cria certa rebeldia que resulta em conflitos com os pais. É também, o momento em que os adolescentes sofrem mudança no corpo devida a presença de hormônios, sendo que os garotos passam a ter pelos no corpo e no rosto, e ainda a voz engrossa. Já as garotas passam a ter formas mais arredondadas, começam a menstruar e têm aumento das mamas, no qual é neste momento que a prática de atividade física de faz importante.

Com a prática de atividade física neste momento da vida, o adolescente terá maior facilidade para enfrentar os melhores efeitos psicossociais desta fase de transição, sendo que ambos os gêneros gastando energia através de exercícios ou prática de esportes, o equilíbrio é alcançado. Além disso, a atividade física auxilia na socialização, sendo muito importante o adolescente, pois aumenta a sua autoestima e também em sua integração, é onde o adolescente procura de interagir com pessoas com a mesma idade que ele. Além disso, a prática de atividade física faz com que muitos adolescentes fiquem cada vez mais longes de possíveis vícios, sendo que caso ao adolescente se envolva com algo ilícito, o mesmo não conseguirá manter a prática frequente das atividades físicas.

Também ajuda no controle de peso do adolescente, no qual ganha mais massa magra e diminui o nível de colesterol e gordura, já que há aumento ósseo e muscular, e nesta fase o indivíduo geralmente come muito, e quando não existe a prática de atividade física, o adolescente poderá sofrer de obesidade pela falta de queima de calorias. De acordo com especialistas, o importante que o adolescente tenha atenção voltada para este tipo de exercícios, sendo que para ajudar, a participação em um circuito é indicada por ser mais dinâmica, e tem a capacidade de intercalar exercícios com pesos e leves e exercícios aeróbicos. Quais as práticas de atividade física indicada para os adolescentes: natação, dança, musculação, esportes coletivos (futebol, basquete, vôlei e outros), artes marciais, corrida, aulas de alongamento e muitas outras.

4 votos



Maikon
26/06/10


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook