Benefícios da água para o corpo humano

bebendo agua

Muitos se questionam a importância da água para o organismo humano, sendo que apesar de saber que este elemento é essencial para toda e qualquer vida, logo vem em mente a seguinte pergunta: ‘por que?’. A água tem tudo a ver com o equilíbrio vital, beleza e principalmente saúde, pois é um nutriente de extrema importância para a manutenção do corpo humano. Oxigênio e glicose são levados para o interior das células através da água, sendo esta também importante para o transporte dos alimentos e sais minerais, por este e outros motivos é necessário que uma pessoa adulta faça o consumo de aproximadamente um litro de água pura diariamente e mais um litro de água através de sucos, caldos, chás e outros líquidos. É válido ressaltar quem uma boa quantidade de água é consumida através de uma boa alimentação, principalmente de uma dieta rica em legumes, verduras e frutas. Médicos e especialistas recomendam que para se ter uma boa alimentação é preciso que a dieta seja fonte de massas, carnes, pães, além de doses grandes de líquido.

             

Pessoas que praticam regularmente atividade física devem reforçar a ingestão de líquidos para suprir suas perdas que ocorrem durante a prática de tais atividades. A água é responsável pelas mais diversas transformações químicas do corpo humano, é importante para a saúde geral do indivíduo, afeta determinados órgãos vitais como os rins, é um elemento fundamental na composição sanguínea. Atua juntamente com as proteínas e outros elementos no volume do sangue, sendo assim essencial para o bom desempenho da função cardiocirculatória. A partir do sistema circulatório, as substâncias não aproveitadas são eliminadas pelo organismo, quando este volume está em baixa correm diferentes alterações no organismo, como por exemplo, faz com que os rins retenham maior quantidade de sal e líquidos com a finalidade de preservar a circulação. No entanto, quando o volume ultrapassa o seu limite, outros mecanismos ajudam o funcionamento renal. Contudo, a questão que sempre fica no ar é: dá para viver sem água? Respondendo a esta pergunta, dá sim, por pouco tempo, muito pouco tempo vive uma pessoa ou ser vivo sem beber água. Neste intervalo de tempo os rins trabalham com menor intensidade buscando economizar o máximo de líquidos, e não funcionando em sua programação correta se transformam em filtros de má qualidade, lesando assim a sua atividade vital. O corpo humano tem a capacidade de sobreviver a longos períodos sem alimento, mas não resiste ao jejum prolongado de líquido.

Outra atividade importante que a água tem sofre o nosso organismo é controlar a temperatura interna, a qual é feita através do suor. Além disso, a sudorese é um dos canais para o descarte de toxinas e resíduos não aproveitados pelo organismo, e também uma ótima arma para o controle fundamental do nosso organismo. Contudo, a prática de atividade físicas dentro de água traz vários benefícios, uma delas é fazer com que o corpo fique mais leve, já que em meio líquido o corpo humano tem sua gravidade reduzida em 50%. Assim, a água reduz os impactos e diminui consequentemente a possibilidade de sofrer lesões, sendo que esta maior resistência na água faz com que a pessoa geste maior quantidade de calorias. Enfim, a áfua é essencial, fundamental e de grande importância para a nossa existência e sobrevivência, sem ela não há vida.

0 voto



Maikon
30/05/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. vou tirar 10,0 no trabalho de Ed.Física!!! Demais!

    Esther Letícia
    11/06/13 às 10:45 am
  2. esse texto sobre a agua é muito bom

    jaqueline glowacki
    25/03/13 às 7:22 pm
  3. eu acho que a agua e muito inportante para o nosso corpo por que ela e muito boa para a gente bebela sem ela a gemte nao e nada e nao sobrevivemos

    rayana rotriges de solsa
    05/06/12 às 4:42 pm