Benefícios da aveia para a saúde

A aveia é um alimento que está presente tanto na alimentação dos humanos quanto na dos animais, sendo um grão cereal que possui um cultivo simples, sendo encontrado em diferentes espécies no mercado. De acordo com especialistas, a maior parte, aproximadamente 75% do total cultivado no mundo é da espécie avena sativa, mais conhecida como aveia branca, pois este tem maior facilidade de adaptação em climas úmidos e frios. Segundo estatísticas e pesquisas realizadas, a produção mundial de aveia gira por volta de cinquenta milhões de toneladas por ano, tendo como principal produtor a Rússia. Este grão é cultivado com diferentes finalidades, as quais variam desde a pastagem, forragem e grão. Este alimento é muito conhecido como o amigo do coração pelo fato de apresentar uma grande diversidade de benefícios nutricionais à saúde do ser humano, sendo rica em fibras solúveis, auxilio no combate ao colesterol ruim (LDL) e ainda previne o aparecimento de câncer do intestino por ajudar no controle da flora intestinal.

A aveia é um cereal rico de inúmeros nutrientes, como cálcio, magnésio, ferro, fibras, cobre, zinco, manganês, proteínas e vitaminas, principalmente as vitamina E. Por este motivo, este cereal é ideal para pessoas que sofrem com algumas doenças como a diabetes, pois é através de suas poderosas fibras, as quais se unem com o açúcar dos alimentos provocando em um processo de digestão mais demorado e consequentemente, faz com que demore ainda mais o tempo do açúcar chegar à corrente sanguínea. Este alimento pode ser adicionado a alimentação diária em diferentes formas, como através de flocos, farinha ou farelo de aveia, sendo que ao compará-los é interessante ressaltar que o farelo é mais nutritivo. No entanto, para que você desfrute de todas as vantagens e benefícios que a aveia lhe oferece é necessário que você inclua este cereal em sua dieta e ingeri-lo diariamente. De acordo com especialistas é necessário que haja a ingestão de pelo menos vinte gramas de aveia, o equivalente a uma colher de sopa do cereal a uma pessoa com vinte a trinta anos de idade, para assim o consumo de fibras necessárias.

Agora que você sabe quais são as vantagens e benefícios que a aveia pode trazer para a sua saúde, chegou a hora de adicioná-la na lista de compras do supermercado e não apenas deixá-la armazenada no armário de casa, e sim colocá-la a mesa.

2 votos



Maikon
31/01/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook