Benefícios e malefícios do ovo

Conheça os benefícios do ovo, um alimento de origem animal que está presente quase que diariamente na mesa de muitos brasileiros.

Benefícios do ovo

O ovo é um alimento de origem animal e que está presente na mesa quase que diariamente das pessoas. O consumo de ovo começou graças à segunda viagem de Cristóvão Colombo ao nosso continente, com ele também estavam a bordo os primeiros galináceos que é uma linhagem originária da Ásia.  Desta forma o ovo chegou ao Novo Mundo e anos depois passou a fazer parte da alimentação dos brasileiros.

                       

Apesar de ser um alimento muito consumido, os seus benefícios ainda são discutidos por especialistas.

Quais os nutrientes do ovo?

O ovo é um alimento de origem animal que apresenta uma grande diversidade de nutrientes, além de um elevado valor proteico e aminoácidos essenciais para um bom funcionamento do organismo. O ovo é uma grande fonte de vitaminas do complexo A, B, D, E, K e carotenoides, luteína e zeaxantina. É também fonte de minerais como ferro, fósforo, selênio, zinco e vanádio.

A gema do ovo é uma ótima fonte de lecitina que é uma substância que faz parte da parede celular, além da colina que é um importante componente do cérebro e da memória. Já a clara do ovo é rica em leucina, um aminoácido que evita a perda de massa magra, por isso é muito consumida por atletas.

Ovos

Quais os benefícios do ovo para a saúde?

Por ter uma quantidade considerada de selênio, zinco e vitaminas A e E que são ótimos antioxidantes, o ovo é ótimo na prevenção do envelhecimento precoce. O ovo também é super recomendado na gravidez, já que contém vitaminas do complexo B, como o ácido fólico que é essencial nesta fase, ferro que atua no combate anemia e a colina que é uma substância que influencia o desenvolvimento da memória do bebê ainda na fase embrionária.

Por conter uma quantidade razoável de proteína, o ovo contribui e muito para a sensação de saciedade prolongada, além de manter a energia do organismo, principalmente para quem prática atividades físicas. A colina, uma substância encontrada no ovo é importante para a função cerebral de adultos, mantendo a estrutura das membranas celulares.

Outro grande benefício do consumo do ovo se da na prevenção da degeneração macular que é a causa principal de cegueira em idosos. E o melhor de tudo é que o ovo possui apenas 70 calorias, podendo ser aliado a uma dieta balanceada e super indicado para quem prática atividades físicas regulares devido ao seu grande número de nutrientes.

Ovo cozido

O colesterol do ovo faz mal?

Muitos não sabem, mas o organismo necessita de alguns níveis de colesterol para funcionar, pois na quantidade certa, o colesterol reduz o risco de doenças do coração. O colesterol que é encontrado nos alimentos como carne vermelha, frango, frutos do mar, ovo e derivados do leite tem pouco interferência no colesterol ruim que é encontrado no organismo.

Então o colesterol de uma pessoa não irá aumentar caso a mesma coma um ovo por dia. O mais importante para não aumentar o nível de colesterol ruim é seguir uma dieta balanceada e praticar exercícios físicos. Então não corte o ovo de sua dieta, a menos que seja recomendado por um médico ou nutricionista.

Ovos caipira

Para consumir o ovo com segurança de preferência por consumi-lo cozido, pochê ou mexido, pois não leva gordura para ser preparado.

Saiba mais sobre outros benefícios do ovo com o vídeo do Youtube que separamos para você:

 Saiba mais sobre outros alimentos

1 voto



Haline
09/09/09


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook