Bolsas de estudos em Faculdades

Para conseguir bolsas é preciso fazer o enem e se cadastrar no ProUni ou ainda participar de algum projeto da própria instituição.

Existe em todo o Brasil, milhares de jovens e adultos que possuem o mesmo sonho, sendo o de ingressar em uma faculdade, seja ela particular ou pública. No entanto, para quem possui uma base não muito consistente de ensino dificilmente conseguirá ingressar em uma tão sonhada Faculdade Pública ou Federal. Mas isso não quer dizer que estas pessoas não tem a chance de fazer o curso superior desejado, pois as Faculdades particulares também contam com um ensino de qualidade e com mensalidades que cabem no bolso. No entanto, há quem não consiga realizar o pagamento destas mensalidades devida a baixa renda que possui, desta forma, existem diferentes programas e condições que proporcionam um grande aumento da possibilidade de pagar uma faculdade, sendo o principal deles o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), pois é através desta prova nacional que você poderá ingressar na tão desejada faculdade. Além disso, o Enem se faz obrigatório para muitas Faculdades e Universidades, por isso, procure se informar quais são, pois estas intuições que aderiram ao Enem utilizarão a nota de tal exame como primeiro processo seletivo.

                       

Tendo feito o Exame Nacional do Ensino Médio, você poderá tentar uma bolsa de estudos através do ProUni (Programa Universidade para Todos), o qual utiliza a nota obtida no Enem para lhe proporcionar bolsas, sendo que quanto maior for a sua nota, maior será a chance de conseguir a bolsa, principalmente para os cursos mais concorridos e que exigem uma ótima nota, como medicina e veterinária. Muitas são as pessoas que pensam que para participar do ProUni se faz necessária a realização de uma nova prova, muito pelo contrário, como dito, utiliza-se apenas a nota obtida no Enem para a contemplação da bolsa de estudos. O ProUni oferece bolsas parciais (50%) e integrais (100%), onde você pode optar qual o tipo de bolsa desejado para no máximo cinco cursos ou cinco Universidades ou Faculdades. Assim, após feito seu cadastro corretamente no site do ProUni (www. prouniportal.mec.gov.br/), basta cruzar os dedos para que você seja um dos selecionados, e caso seja, é preciso que você apresente todos os documentos exigidos para a realização de sua inscrição, ou melhor, você deverá comprovar todas as informações reveladas no site no momento do cadastro.

Outra forma interessante de conseguir cursar uma Faculdade é o Programa Escola da Família, onde é através de trabalho voluntário nos finais de semana que você efetuará o pagamento de sua mensalidade, sendo necessário realizar 12 horas de trabalho semanalmente. Isso mesmo, você trabalha sábado e domingo, e o governo paga a faculdade para você. Para se inscrever não é necessário realizar nenhuma prova, basta acessar o site (www.escoladafamilia.fde.sp.gov.b), sendo que é necessário estar matriculado em uma faculdade desde já para conseguir participar do programa.

Você também pode recorrer aos financiamentos estudantis, como o Fies (www.fies.gov.br) através do Banco Nossa Caixa, Crédito pra Valer e outros planos que dividem a parcela ao meio e você só paga este valor pago pelo banco após a conclusão da Faculdade, ou então, o banco ou governo para toda a faculdade para você, e sua preocupação fica apenas com o certificado em mãos.

Nenhum voto, seja o primeiro



Maikon
22/09/10


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook