Bullying na internet

O bullying na internet ocorre nos meios eletrônicos, com mensagens difamatórias ou ameaçadoras que circulam por email, sites e blogs.

Menina mexendo no computadorEste é um dos assuntos atuais que mais esta em discussão em todo o país, já que se faz presente no trabalho, na escola e até mesmo na internet, e que pode causar sérias consequências a quem sofre este tipo de violência. Mas, antes de aprofundarmos sobre assunto, me responda a seguinte pergunta: quem nunca zombou ou tirou sarro de uma pessoa? Não importa o motivo ou a pessoa, isto é, um colega vesgo da sala, a professora que cospe ao falar, o mau hálito de seu chefe, enfim, este tipo de zombação é muito mais comum na infância e na adolescência. Quem é que nunca deu um apelido para um amigo? Na grande maioria das vezes, o apelido é dado de acordo com os defeitos, já que dificilmente você encontrará alguém que recebeu um apelido graças aos seus lindos olhos, não? Esta foi uma prática por muito tempo considerada normal, no entanto, de uns tempos para cá recebeu o nome de bullying, pois pode não parecer, mas muitas pessoas cresceram traumatizadas com isso.

E neste atual mundo em que a internet domina e prevalece em inúmeros aspectos, é mais do que comum o bulliying se fazer presente na rede virtual, dando assim origem ao cyberbullying, quanto a este problema, o enfoque começou a surgir recentemente. É fácil visualizar ou escutar de pessoas que teve a sua intimidade exposta na internet, seja através de comunidade em sites de relacionamento, em blogs, em sites de vídeos, via email, enfim, existem diferentes formas para tal prática, a qual acontece principalmente entre os adolescentes. Nesta fase o conceito de intimidade é muito confuso, e desta forma, muitos não sabem separar o que é público do privado, ou melhor, uma garota de 14 anos que não percebe nenhum constrangimento em colocar mais de 200 fotos no Orkut da festa de aniversário, o que pode facilitar a ação das pessoas mal intencionadas, ou melhor, a garota não percebe que esta fotos podem fazer partes de montagens, por exemplo. Um caso deste tipo ocorreu recentemente no exterior, em que a garota considerada a mais bonita do colégio foi vítima das colegas da escola, isto é, as ‘amigas’ roubaram fotos da menina do Facebook e fizeram montagens. Desta forma, estas fotos alteradas foram espalhadas na internet.

Mais sobre Bullying na internet

Além disso, a internet é um ambiente perfeito para espalhar o preconceito e a intolerância, seja por cor, raça, preferência musical, enfim, são muitas as pessoas que sofrem ataques gratuitos de pessoas infantis na rede. Assim, é para evitarmos tais ações é necessário que tenhamos em mente a preservação da individualidade das pessoas independente da aparência física e seus defeitos, e a tolerância, pois cada pessoa tem o direito de gostar do que desejar, são opções pessoais que devem ser respeitadas.

22/10/10 por Maikon

   



Mais informações por email

Comentar