Câncer do colo do útero sintomas

Câncer do colo do útero é um tipo de câncer que demora muitos anos para desenvolver-se, por isso a importância do exame preventivo.

Prevenção do câncer do colo do útero

De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), a incidência e mortalidade por câncer de colo de útero é ocupa o segundo lugar da doença mais comum entre as mulheres, representando cerca de 24% de todos os tumores malignos.

O câncer de colo do útero se forma na parte inferior do útero, sendo esta uma região propícia para o surgimento de tal tumor, já que as células da área podem ser modificar com maior facilidade, desenvolvendo assim o câncer.

Características do câncer de colo de útero

Em geral, este câncer possui crescimento lento e muitas vezes é silencioso, ou seja, não apresenta nenhum sintoma, o que leva a mulher descobrir o câncer apenas em seu estágio mais avançado.

No entanto, os sintomas podem aparecer e dentre os poucos estão: sangramento  de vez em quando, quadros de sangramento após os namoros, dor abdominal relacionada com queixas intestinais ou urinárias (sintoma comum dos estágios avançados) e secreção de odor forte.

Prevenção e tratamento

A prevenção do câncer de colo do útero é feito a partir da realização do exame preventivo, o qual é mais conhecido popularmente como Papanicolau, sendo este muito eficaz e barato. Deve ser realizado por um profissional da saúde treinado corretamente, o qual não necessita de uma infraestrutura sofisticada para a realização de tal exame.

Contudo, é válido ressaltar que o Papanicolau pode ser feito também em postos de saúde próximos à sua residência e não apenas em consultórios médicos privados. Este exame consiste na coleta de material para exame, sendo assim divido em três partes, ou melhor, da parte externa do colo, da parte interna do colo e do fundo posterior do órgão mulher.

Mais sobre Câncer do colo do útero sintomas

Exame papanicolau

Com a realização do exame, o material coletado é fixado em uma lâmina de vidro e corado através do método específico para o Papanicolau, e assim é visualizado e analisado no microscópio. Para que seja garantida uma maior eficácia dos resultados do exame é preciso que a mulher evite namorar um dia antes da realização do exame, não usar duchas, anticoncepcionais locais ou medicamentos três dias antes ao exame, e ainda não se submeter ao exame durante a menstruação.

Não há contraindicação para a realização do Papanicolau, ou seja, para quem diz que mulheres gravidas não pode realiza-lo engana-se. O exame deve começar a ser feito logo no início da adolescência, ou seja, entre os 12 aos 60 anos de idade.

A princípio o exame deve ser feito anualmente, mas caso o resultado do exame seja negativo para neoplasia e displasia, o Papanicolau pode ser feito a cada três anos. Contudo, o exame também é indicado quando a mulher vem sofrendo com período menstrual prolongado, sangramentos entre os períodos menstruais, sangramento após a lavagem e namoro. Desta forma, cuide-se e consulte um médico!

Veja mais sobre saúde da mulher:




Maikon
30/04/11

Mais informações por email.

Comentar sobre Câncer do colo do útero sintomas

Destaque

Câncer do colo do útero sintomas

Câncer do colo do útero sintomas