Células e suas estruturas

O corpo humano é composto por uma série de órgãos, ossos e até mesmo as células. Conheça as células do organismo humano.

As células são componentes essenciais para todo e qualquer organismo vindo da Terra, sendo que cada célula proporciona estrutura e funcionamento que faz parte da unidade morfofisiológica dos seres vivos. Os menores organismos são os denominados unicelulares e microscópicos, enquanto os maiores são chamados de pluricelulares, em que a principal diferença entre estes é que os seres unicelulares não formam tecidos, mas têm a capacidade de construir colônias, e estão presentes no ambiente em grande quantidade, sendo que para se ter uma ideia, grande parte do solo é composta por bactérias. Já os organismos multicelulares podem ser comparados a uma complexa ‘edificação’ contendo células semelhantes que se agrupam formando os tecidos, e os tecidos, consequentemente formam os órgãos. Os seres pluricelulares possuem diferentes tipos de células, tendo como diferença o tamanho, função e forma, sendo que nos animais é possível encontrar os tecidos musculares, nervosos, adiposos e outros.

No entanto, existem dois tipos de células, as eucariontes e as procariontes, sendo esta última mais precária e primitiva, enquanto as células eucariontes são mais completas e complexas. A célula eucarionte é composta pela membrana plasmática, hiatoplasma (citosol), citoplasma (que é a junção do hiatoplasma com as organelas) e pelo núcleo (membrana nuclear ou carioteca). Já a célula procarionte além da membrana plasmática conta com a proteção da parede celular, possui organelas em menor quantidade, sendo formada principalmente por bactérias. As diferenças entre estas duas células existentes são visíveis e básicas, isto é, a célula procarionte conta com a ausência do núcleo, o que não significa que o fluído fique espalhado em toda a região da célula, e ainda não tem a capacidade de formar organismos pluricelulares.

As células eucariontes e procariontes contam com organelas em seu interior, e você sabe citar quais são estas organelas presentes? Lembrando que nas células procariontes encontra-se em menor quantidade.
Podemos encontrar os ribossomos (síntese de proteínas), a cromatina (DNA), o nucléolo, o Complexo de Golgi (vesículas), os Lisossomos (Digestão celular), o Retículo Endoplasmático liso (gordura) e grosso (proteína), os centríolos (divisão celular), o citoesqueleto (forma da célula), a mitocôndria (respiração celular e síntese de ATP), e as vesículas secretoras (secreção obrigatória de proteína). Para que você entenda mais a fundo a função de cada organela presente nas células é indicado que você pesquise a fundo cada uma para uma maior compreensão, ou então, pesquise apenas aquele em que você possui mais dúvidas quanto a sua estrutura e função.

1 voto



Maikon
07/08/10


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook