Cinomose canina tratamento

Veja o que é a cinomose canina, quais cachorro contraem, como o vírus se instala, sintomas e quais são os tratamentos.

Cachorros com cinomoseSó quem tem um cachorro de estimação sabe que ele é extremamente inteligente, divertido, companheiro e um dos nossos melhores amigos. Que cachorro é tudo de bom todo mundo sabe, mas eles não são super-heróis e precisam de cuidados especiais, principalmente com sua saúde. Todos os cachorros têm que ser alimentados adequadamente, banhos semanalmente, ficar em um lugar limpo e arejado e principalmente vacinados.

A vacinação do cachorro é muito importante, pois evita doenças que podem mata-los e as zoonoses que são as doenças caninas que são transmitidas para o homem.

                       

Se os cachorros não tiverem a vacinação em dia é possível contrair diversas doenças, e a que está preocupando os veterinários é a Cinomose, que está infectando milhares de cachorros em todo o Brasil. Veja neste artigo o que é Cinomose canina e seu tratamento.

O que é Cinomose

o que é cinomoseA Cinomose canina é uma doença causada por um vírus que pode ser encontrado no fluxo nasal ou ocular, sendo encontrado também no sangue circulante do cachorro infectado ao longo de sua evolução, determinando diferentes sintomas. O vírus responsável por tal doença é muito resistente às baixas temperaturas, sendo que em temperaturas acima de 60°C a sua destruição ocorre em 30 minutos, e desinfetante do tipo Lisol contendo a concentração de apenas 1% tem a capacidade de destruí-lo rapidamente.

Quais cachorros contraem a doença e os sintomas

FilhoteA cinomose canina geralmente aparece em cães mais jovens de quaisquer raças, em seus primeiros anos de vida, animais mais velhos que não tenham sido imunizados com a vacina também contraem a doença. A cinomose canina é uma doença muito aguda e febril, o vírus se instala no organismo contraído pelo ar, alimentos e água contaminados com secreções de animais contaminados.

Vacinando seu cachorroA cinomose canina ataca diferentes órgãos, sendo considerada altamente contagiosa, mas seres humanos não são infectados. Dentre os principais sintomas da cinomose se destacam o corrimento nasal ou ocular, febre, vômito, diarreia, depressão, desidratação, apatia e a falta de apetite.

Tratamento da cinomose canina

O diagnóstico da cinomose canina é feito através de exames em laboratórios e seu tratamento é difícil. O tratamento vai depender do estágio em que a doença está e a capacidade imunológica do seu cão. O tratamento é a base de medicamentos que diminuam a inflamação no cérebro, medicação para aumentam a resistência, alimentação adequada e rica em vitaminas e medicamentos para eliminar doenças que aparecem devido à baixa imunidade por causa da cinomose.

Para que seu cachorro não contraia a cinomose canina e mais nenhuma outra doença o mais recomendado é que ele seja vacinado.

Saiba mais sobre os cachorros:

Nenhum voto, seja o primeiro



Haline
23/08/10



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    janaina silva - 09/02/2014

    Eu tenho um cachorrinho que tava com os primeiros sintomas da cinomose mais ai ele sarou e depois de um tempo ele perdeu os movimento das patinhas que jah tem 2 dias, e ele chora muitoo pelo amor de Deus alguem pode me ajudar