Cistite sintomas e tratamento

A cistite é uma infecção na bexiga ou no trato urinário, podendo ser causada por bactérias que entram até a uretra e chegam à bexiga.

Ansiedade roendo unhas

Para quem ainda não a conhece, a cistite é uma doença infecciosa ou inflamatória da bexiga que tem como causador germes oriundos do trato intestinal, sendo a principal bactéria causadora da doença a Escherichia coli. No entanto, outros agentes infecciosos também podem desencadear a cistite no indivíduo, como a Bacilo de Koch, mas para este caso tem-se uma cistite tuberculosa. Há quem acredite que exista apenas um tipo de cistite, mas engana-se, pois são diversos os tipos desta doença, ou seja, há:

-Cistite por fungos, esta é a mais comum em portadores do vírus HIV ou sob quimioterapia.
-Cistites não infecciosas, a qual tem causa inflamatória.
-Cistite radica, a qual é ocasionada em pacientes que se submetem à radioterapia de órgãos pélvicos, como por exemplo, útero e próstata.
-Cistite intersticial, esta tem causa desconhecida, mas é uma inflamação crônica que possui a tendência de reduzir a capacidade da bexiga, ocasionando dor e desconforto.
-Cistite Infecciosa, esta pode ser adquirida por diferentes fatores, incluindo os genéticos, instrumentação do aparelho urinário (uso de sondas uretrais), doenças do aparelho urinário, cirurgias sobre o aparelho urinário e pela presença de corrimento.

O tratamento da cistite é diversificado, ou seja, para cada tipo da doença há um tratamento, sendo que para a mais comum, para a cistite infecciosa o tratamento consiste na administração de medicamentos antibióticos relacionados com o resultado do exame feito para o diagnóstico (urocultura), o qual tem a finalidade de identificar se a doença é ou não infecciosa. A cistite infecciosa é o tipo da doença que mais possui complicação para ser tratada. No entanto, outra medidas também podem funcionar, sendo que para os casos de cistite intersticial avançada, estágio mais grave da doença, a bexiga deve ser removida totalmente. Por este motivo, é de grande importância que o indivíduo redobre a atenção nos sintomas da doença, e quando notar que estes se fazem presentes, é necessário recorrer a um médico. Quais são os sintomas da cistite? Veja-os logo abaixo:

-Presença de sangue na urina.
-Necessidade frequente de urinar durante a noite.
-Odor forte da urina.
-Necessidade de urinar constantemente, a todo tempo.
-Pressão no pélvis inferior.
-Urina com cor anormal, similar a infecção no trato urinário.

30/04/11 por Maikon

   



Mais informações por email

Comentar