Ciúme doentio sintomas

O ciúme é uma característica comum e normal em qualquer relacionamento, no entanto, deixa de ser normal quando se torna um ciúme possessivo e obsessivo pelo parceiro, o qual este parceiro pode estar sofrendo com um distúrbio obsessivo ou/e apresentar sintomas de uma personalidade obsessiva compulsiva. Desta forma, os sintomas característicos da pessoa que sofre com ciúmes devidos a sua personalidade obsessiva compulsiva devem ser observados, sendo que geralmente este tipo de pessoa sofre com perfeccionismo, preocupação com asseio, controle interpessoal e mental, além de contar com pouca transparência, flexibilidade, relaxamento com preocupações de seus pensamentos, sendo que seus pensamentos apresentam pouca influência e ocorrem constantemente, isto é, não saem da cabeça por nenhum instante.

             

Este tipo de distúrbio apresenta uma diversidade de contextos e se inicia na fase adulta da vida, sendo que caso a pessoa apresenta quatro ou mais dos sintomas listados abaixo, a mesma pode estar sofrendo com ciúme doentio, veja:

-Apresenta rigidez e teimosia.
-Estar preocupado sempre com detalhes, listas, regras, ordens, com o que vai ou deixa de fazer, e organização com os horários.
-Tem um estilo pão-duro, sendo que o dinheiro é visto como algo que deva ser acumulado para evitar possíveis catástrofes no futuro.
-Mostra que possui grande perfeccionismo, o qual interfere com a tarefa concluída, isto é, não se torna possível concluir um projeto por causa de suas própria exigências de regras e normas.
-Se mostre resistente em incumbir tarefas ou de trabalhar com demais pessoas, a não ser quando estas apresentam a mesma forma de trabalho e de realizar as tarefas.
-É muito dedicado ao trabalho e a sua produtividade, deixando de lado os amigos e as atividades de lazer.
-Não é capaz de se desfazer de objetos sem valor, mesmo quando estes objetos não possuem nenhum valor sentimental.
-É convencido com seus próprios pensamentos, não aceita a opinião alheia e/ou não acredita nas evidências que a outra pessoa apresenta. Além disso, é inflexível, é escrupuloso quanto a ética, valores e também quanto a moralidade.

Estas pessoas que sofrem com este tipo de distúrbio geralmente contam com a ausência de flexibilidade e abertura em suas rotinas diárias e em suas relações interpessoais, e com suas expectativas. Desta forma, as opções de tratamento não se enquadram no sistema cognitivo do mesmo, o qual será rejeitado de imediato, já que estes possuem dificuldades de mudar a sua vida e de aceitar novas informações. Assim é indicada a técnica de relaxamento devido aos pensamentos funcionais e da ansiedade, mas para melhores tratamentos é importante que você busque um psicólogo, o qual provavelmente realizará uma relação terapêutica com a pessoa.

1 voto



Maikon
03/07/10


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Estou sofrendo muito, namoro um homem, que esta mudando a cada dia e nem percebe. Fica o tempo todo a criticar tudo que faço, muda do nada, vê o que não existe, briga do nada e provoca ciúmes, mas percebo que ele esta tentando me deixar ciumenta, coisa que não sou… Amo esta pessoa, mas a cada dia esta ficando distante e dificil manter a relação. Já conversei já expliquei disse o quanto ele é importante, mas parece nem ouvir… ultimamente descobri que ele me vigia de longe, estou ficando apavorada…

    Rose
    16/12/13 às 11:50 pm
  2. eu sou um ciumento doentio e faço as pessoas sofrerem muito principalmente minha namorada

    wesley
    06/04/12 às 5:57 pm