Como acabar com a queimação

Às vezes acabamos exagerando na nossa comida e sentimos aquela queimação. Veja dicas de como acabar com esse terrível incômodo.

A queimação sé algo relativamente comum entre a população, sendo este um problema que resulta em incômodo e queixas devido a modificações no esôfago durante o refluxo anormal dos alimentos, o qual já possui certo nível de acidez por causa do suco gástrico, responsável pela digestão alimentar. O esôfago de uma pessoa adulta é um canal com aproximadamente quarenta centímetros de diâmetro que liga a boca ao estômago, sendo elástico e tendo uma parede constituída por camadas musculares recobertas Poe uma mucosa delicada semelhante ao tecido epitelial de revestimento da boca. O começo do esôfago se fixa a parte inferior da garganta e assim desce pelo mediastino e cruza com o diafragma antes de se abrir no estômago. Caso você não saiba, o mediastino é região em que se encontram os dois pulmões, a traqueia e o diafragma, região que divide o tórax do abdômen. Além disso, o esôfago possui ligamentos para prendê-lo junto ao hiato diafragmático formando assim uma válvula de retenção que tem a função de impedir o refluxo do conteúdo gástrico para o órgão em questão.

                       

Contudo, quando o esôfago desliza superiormente dentre dois a três centímetros, ocorre um tracionamento do estomago e ambas as estruturas se deslocam para o tórax, e com esta variação anatômica, surge a denominada hérnia hiatal. Este problema anatômico prejudica a válvula anti-refluxo, e desta forma, toda vez que o conteúdo do estômago que é muito ácido, atinge a mucosa esofágica, ocorre uma reação deste tecido resultando em inflamação, ou seja, originando-se na Esofagite de Refluxo. Uma das principais queixas é a azia, e a queimação pode piorar quando, por exemplo, quando se deita com o estômago cheio. A sua denominação técnica é pirose, é associada à ardência ou queimação em um determinado ponto entre a boca do estômago e o queixo, problema que se faz presente atrás do esterno, osso que constitui a caixa torácica. Há casos em que a azia pode ser tão intensa como uma dor no peito, provocando até mesmo a sensação de infarto cardíaco, e ainda pode causar o aumento da salivação, reflexo natural pelo simples fato da saliva aliviar a queimação, atuando como um antiácido natural.

O seu tratamento conta com ações educativas e relação com os medicamentos, sendo que um método cirúrgico que vem sido muito utilizado para a resolução deste problema é a vídeo-laparoscopia, a qual é aplicada apenas em casos selecionados e os pacientes obtêm ótimos resultados. Para combater a queimação é necessário que você evite a obesidade, realizar a ingestão de grande quantidade de alimentos, não se deitar nos primeiros minutos e hora após as refeições, evitar ou ingerir de forma moderada bebidas destiladas, não ingerir líquidos muito quentes, beber o mínimo de líquido durante as refeições e outros. Quanto aos medicamentos utilizados são aqueles que possuem a capacidade de diminuir a acidez estomacal, os mais conhecidos como antiácidos e também aqueles que provocam a inibição de produção de ácidos pelas células do estômago, os antiácidos sistêmicos.

Nenhum voto, seja o primeiro



Maikon
25/03/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook