Como acabar de vez com as espinhas

As espinhas são terríveis, principalmente na fase da adolescência. Esse problema que pode manchar a pele possui algumas soluções.

Quem é que tem vontade de sair correndo e se trancar no quarto quando vê aquela gigantesca espinha no meio da testa ou na ponta do nariz? Sair para a rua pra quê? Para as pessoas enquanto conversam com você ficar admirando aquela cratera da sua face? Geralmente quem sofre com o aparecimento de espinhas, sobretudo, os jovens pensam verdadeiramente desta forma quando uma destemida aparece. Mas você sabe realmente o que é uma acne? A acne é uma infecção da pele que se caracteriza pela presença de cravos pretos, de cravos brancos e das famosas e temidas espinhas, os quais atingem a unidade pilossebacea da pele. Em casos mais severos, as espinhas e cravos podem resultar em cistos e cicatrizes de graus surpreendentes. Não existem causas concretas para o surgimento de espinhas e cravos, mas de acordo com especialistas, alguns fatores podem facilitar o seu aparecimento, como: aumento da secreção sebácea, estresse, reação inflamatória, alteração da flora bacteriana da pele, uso de cosméticos inadequados, influência hormonal e a obstrução dos poros.

Quando a acne apresenta manifestações de grau I e II, é mais fácil controla-la e combate-la, sendo que a utilização de cosméticos específicos e a realização de limpezas profundas da pele, a qual deve ser feita a cada 15 dias por um profissional qualificado. No entanto, os casos mais severos, de grau III e IV devem ser examinados por um dermatologista e deve ser feito um tratamento mais intenso. De acordo com pesquisas, dentre 30 a 60% dos adolescentes apresentam um quadro de acne, e muitos destes jovens sofrem com a acne na vida adulta, e para a infelicidade destes, a acne pode deixar sequelas antiestéticas, as quais podem desaparecer com tratamentos estéticos específicos. Assim, logo se vem a pergunta: ‘como acabar de vez com a acne?’. Receitados no tempo certo, os medicamentos e cosméticos podem contribuir para o fim das espinhas, mas se não houver resultados, é indicado que você procure uma dermatologista para um tratamento mais forte através da aplicação de ácidos e outras substâncias.

Já na fase adulta, as acnes geralmente aparecem durante a TPM (Tensão Pré-Menstrual), período feminino em que desperta maiores lesões. Assim, para combater este problema tanto a mulher quanto o homem é preciso manter a pele sempre limpa e livre de oleosidade, faze ro uso de cosméticos como maquiagem e filtro solar livre de óleo, se necessário usar lenços específicos, além de sabonetes e cremes noturnos para controlar a atividade das glândulas sebáceas. Contudo, evite lavar a pele diversas vezes ao dia, pois ao invés de combater a oleosidade você fará com que a mesma seja produzida, já que a oleosidade é uma forma natural de proteção e hidratação da pele contra diferentes fatores.

25/04/11 por Maikon

   



Mais informações por email

Comentar