Como cuidar de hamster recém nascido

Os animais de estimação vão além de cachorros e gatos. Um hamster também pode ser o escolhido. Saiba como cuidar de um filhote.

Se você é mais uma pessoa que está em busca de ter um hamster em casa, saiba que para ter este bicho de estimação não é necessário dispor de um grande espaço de lazer para o mesmo e este também não dá muito trabalho, e é por estes e outros motivos que este vem sendo um dos mais procurados animais nos Pet Shops de todo o Brasil. No entanto, para que você saiba cuidar de um hamster de letra e sem complicações, principalmente de um hamster recém nascido, é indicado que você procure saber mais sobre este animal de estimação, o qual é super dócil, alegre e brincalhão. Existem diferentes raças de hamsters, no entanto, as mais comuns é a Chinês e o Sírio. Infelizmente, este animal de estimação, além de um tamanho pequeno também possui uma vida pequena, ou seja, podem viver no máximo três anos, desde que tenha uma alimentação equilibrada e saudável, água fresca, local higiênico e limpo, área de lazer para brincar e fazer seus exercícios.

                       

Quando o hamster é muito novinho, ou seja, possui poucas semanas é importante oferecer alimentos não muito sólidos, ou seja, evitar grãos muitos duros e oferecer frutas, legumes e verduras. Além disso, oferecer uma mamadeira pequena com leite para uma melhor alimentação, no entanto, é preciso estar atento a quantidade de alimento para não fazer com que o animal passe mal. Pelo fato de ser um recém nascido, o hamster provavelmente não terá a pelagem formada, então, é preciso que você crie uma toca muito bem confortável e quente para mantê-lo livre do frio. Desta forma, além da serragem procure colocá-lo em uma ‘meia’ (toca muito semelhante a uma meia de pé), e se possível coloque algo para esquentá-lo, como uma bolsa de água quente. Contudo, cuidado com o excesso de calor, o que pode prejudicar a saúde do filhote. Uma dica interessante para manter o calor é misturar a serragem pedaços de algodão.

Além disso, é importante que você tome cuidado com a higiene e limpeza para o controle de germes da gaiola, assim a cada dois dias remova o local em que o hamster faz suas necessidades fisiológicas, já que geralmente eles fazem as necessidades sempre no mesmo local, e a cada dez dia no máximo, lave toda os objetos e troque a serragem por uma seca e limpa. Outro ponto importantíssimo é evitar que o hamster tenha contato com outros animais de estimação, pois as chances do mesmo se machucar é grande, e procure evitar deixar a gaiola em local com exposição direta do sol e em corrente de vento.

2 votos



Maikon
23/12/10


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook