Como descobrir sua vocação e decidir a profissão

Ao chegar à etapa final dos estudos uma dúvida é frequente entre os jovens, como descobrir sua vocação e decidir a profissão?

Como descobrir sua vocação e decidir a profissão

E assim está pronta a fórmula da maior dúvida presente na rotina de grande parte dos estudantes de ensino médio e cursos pré-vestibulares. Entre infinitas possibilidades é comum que os estudantes questionem-se sobre a própria vocação e sintam pressões para que escolham a profissão a seguir durante a vida adulta. Em outros casos, aqueles que já julgavam ter a sonhada carreira escolhida também alteram os planos às vésperas do vestibular. Para ajudar a estes jovens confusões, selecionamos algumas dicas que podem abrir os caminhos para os jovens vestibulandos

                       

1 – Tenha conhecimento sobre seus dons e facilidades. Saiba lidar com a sua vocação. Por mais que haja esforço, se você odeia física pode encontrar muitas dificuldades querendo ser um engenheiro astrônomo. Esteja atento às disciplinas de sua preferência e procure determinar situações em que sabe resolver problemas com mais desenvoltura e facilidade.

2 –Trace um planejamento. Para muitos é uma questão difícil, mas tenha objetivos e saiba o que esperar do futuro de sua profissão. Você quer ser bem sucedido? Que fazer o que gosta mesmo com poucas chances de ficar milionário? Tenha os pés no chão e saiba diferenciar suas aspirações entre sonho e realidade.

3 – Esteja atento ao mercado de trabalho. Faça uma projeção do quadro de mercado que irá encontrar quando formar-se, em 4, 5, ou 6 anos. Avalie se o mercado já está saturado, se você terá de especializar-se para poder ingressar com mais facilidade ou se haverá área para a sua atuação. Cuidado com as profissões que estão “em alta”. Oscilações podem fazer com que alguns cursos em evidência sejam a profissão de futuro ou desatualizem-se com o passar do tempo.

4 – Analise a partir de diversas perspectivas. Se você tem planos de morar no exterior, também pesquise as condições do mercado de trabalho de outros países. Enquanto a muitos “tipos profissionais” formando-se no Brasil, outros países apresentam déficit de profissionais como enfermeiros, por exemplo. E busque sempre aperfeiçoar-se em um idioma estrangeiro.

5- Faça uma análise da evolução da profissão. Hoje, médicos já não exercem o mesmo papel que exerciam há décadas atrás. Já existem cirurgias que são feitas com ajudas de máquinas que mais parecem robôs. São inúmeras inovações e tecnologias que transformam o papel do profissional.
6- Nunca despreze o fator felicidade. É ele que garante que você terá sucesso em sua profissão , fazendo o que você gosta.

1 voto



Jessica
25/06/09


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook