Como ensinar truques a um hamster

Os hamster são bichinhos de estimação fáceis de cuidar. E ainda existem maneiras de ensinar truques para eles. Veja como.

Para que o seu novo amigo aprenda realizar alguns truques é de grande importância que ele esteja se sentindo muito bem, ou seja, tenha uma boa alimentação e se sinta confortável com a gaiola limpa. Além disso, é preciso que você tenha muita calma e carinho para que o Hamster consiga captar o que você queira transmitir, assim você notará que rapidamente ele aprenderá. A princípio, ou melhor, nos primeiros contatos é necessário que você dê um tempo para que o novo morador de familiarize com a nova casa e nova família, com o ritmo de todos, desta forma, evite colocar a mão repetidas vezes na gaiola com o intuito de pega-lo, isso apenas irá assustá-lo. Contudo, jamais queira pegá-lo de repente, chegue calmamente no animal, deixando-o cheirar o seu dedo e sua mão, e para amansá-lo, ofereça algum tipo de guloseima, seja uma fruta, verdura ou legume, nada de doces. Caso o dono do animalzinho seja uma criança, é preciso que um adulto ensine e ajude a mesma, principalmente nos primeiros contatos para não machucar o novo amigo.

Para segurar um hamster, exceto uma fêmea prenha, saiba que pode ser de qualquer forma, desde que se tenha cuidado para não machucá-la com apertos fortes e evitando quedas bruscas, assim o melhor lugar para pega-la nas primeiras vezes é no chão sobre um tapete ou algo semelhante. Lembre-se de que apesar de ser criança, ela tem a força suficiente para machucá-lo seriamente. Para ganhar confiança de seu novo amigo é preciso evitar movimento bruscos para não assustá-lo e ter paciência, pois como você se sentiria em um lugar estranho e com pessoas suspeitas? Assim, tendo um animal saudável, os primeiros contatos e a confiança de seu animal, ele está pronto para aprender qualquer truque você deseja ensiná-lo.

Além de mansos, os hamsters são curiosos e brincalhões, a tarefa de ensiná-lo um truque se torna mais fácil. Mas, o que ensinar a um hamster? Algo que muitos donos fazem é ensinar o animalzinho a dançar, e para isso, basta ligar uma determinada música, sendo sempre esta para que o hamster associe-a com a dança para receber a recompensa. O exercício é simples, basta você oferecer a ele uma guloseima e elevá-la um pouco do solo da gaiola, fazendo com que o hamster fique em pé para conseguir apanhá-la. Estando o animalzinho em pé, movimente o petisco de um lado para o outro, em ritmo lento para fazer com que ele siga a sua mão e após alguns segundos, dê a ele como recompensa a guloseima. Procure fazer este exercício ao menos uma vez por dia, mas não exagere e respeito o seu animal.

Leia mais sobre bichinho de estimação:

23/12/10 por Maikon

   



Mais informações por email

Comentar