Como evitar uma gravidez indesejável na adolescência


Como evitar uma gravidez indesejável na adolescência

A Adolescência é uma fase conturbada, de transformações, questionamentos, dúvidas e mudanças físicas e psicológicas. Muitos são os assuntos debatidos durante essa fase: estudos, família, e relacionamentos. A descoberta do sexo logo pode encaminhar à gravidez precoce. No Brasil, estima-se que, a cada ano, cerca de 20% das crianças que nascem sejam filhas de adolescentes. O número de garotas que são mães com menos de 15 anos é três vezes maior do que o registrado na década de 70.
A principal questão em torno à gravidez precoce é que, enquanto o útero já está preparado para conceber uma vida, a mente passa por profundas transformações e a vida de uma adolescente ainda não está estabilizada para garantir a ela e a seu filho segurança e qualidade de vida. A gravidez na adolescência ainda pode causar consequências em longo prazo, para mãe e filho. A jovem pode apresentar problemas de crescimento e desenvolvimento, e distúrbios emocionais e de comportamento, além das possíveis complicações do parto.
Mas, como prevenir a gravidez na adolescência?
A abertura familiar, escolar e também da comunidade para a discussão destes assuntos é fundamental para um diálogo franco e eficiente. Ainda são comuns os casos em que adolescentes ficam grávidas por desconhecerem a forma com que uma mulher engravida. Meios de comunicação e a consulta a um ginecologista assim que acontecer a primeira menstruação também são recursos indicado, pois com experiência suficiente, o profissional saberá abordar o assunto de forma adequada de acordo com a idade da garota. Assim, ela fica ciente das mudanças de seu organismo.
O uso dos contraceptivos também é a principal defesa do corpo feminino para uma gravidez indesejada. Entretanto, os jovens precisam saber as funcionalidades corretas de cada tipo de preservativo e que estar cientes da necessidade e importância do uso. A adoção das pílulas anticoncepcionais ou injeções deve ser prescrita por um médico, que saberá avaliar as necessidades particulares de cada menina. E quanto a esses métodos outro alerta: a pílula não protege o organismo contra infecções ou Doenças Sexualmente Transmissíveis, as DSTs, que podem causar danos graves à saúde do home e da mulher, portanto, o uso da camisinha é indispensável.

             
0 voto





Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Perdi minha virgindade antes da minha primeira menstruação. Queria saber se posso tomar anticoncepcionais antes da minha primeira menstruação? Meus pais não pode nem sonhar que já tive relações sexuais.

    Jessica Garcia
    12/07/12 às 9:47 am
  2. A melhor maneira de evitar a gravidez indesejavel na adolecencia e fazer o sexo depois do casamento,porque mesmo que nao estamos preparados ha menor chances de abortar.

    meury
    21/10/11 às 9:04 pm
  3. sera que eu fiquei gravido

    eminem
    25/05/11 às 8:56 am
  4. a minha namorada queria foder mas eu nao queria mas ela tortorou-me e cortou-me a piça

    eminem
    25/05/11 às 8:55 am
  5. eu sou virgem e meu namorado gozou na minha roupa corro o risco de engravidar

    evilem
    22/03/11 às 7:16 pm
  6. quero tranzar com meu namorado ,mais tenho muitas duvidas, não posso ir ao ginicologista e nem tomar remedio por cauza dos pais. Tenho medo de engravidar, sera que só tomando cuidado com a camisinha usando corretamente posso evitar essa preocupação?

    maria
    27/01/11 às 2:30 pm
  7. minha menstruação veio dia 03/04/2010 e terminou dia 08/04/2010, aí tive relação dia 27/04/2010 há possibilidade de estar grávida? tomo injeção perlutam à 8 anos e neste mês não tomei. me ajudem por favor. obrigada

    gislene moreira da fonseca
    04/05/10 às 9:49 am
  8. Claro que corre o risco lorena pq se a camisinha estorar vc vai engravidar”

    melissa maria
    05/04/10 às 7:45 am
  9. eu mantenho relações sexuais e meus pais não sabem então eu não posso tomar anticoncepcional se não eles vão ver , então vc acha q eu posso ficar só na camisinha mesmo , sem nenhum problema .

    lorena
    06/02/10 às 12:41 am
  10. A Pílula do dia seguinte , se tomada diariamente
    diminui as chances de engravidar ?..?

    fernanda
    19/01/10 às 11:41 pm

X
Curta a página