Como fazer a regularização do CPF

A regularização do CPF é um procedimento rápido e gratuito, oferecido pelos órgãos responsáveis pela documentação dos indivíduos.

Quem é que prefere pagar algo mesmo sabendo que é possível fazer o tal gratuitamente? A declaração anual isento do Cadastro de Pessoa Física, ou melhor do CPF causa uma grande euforia entre os brasileiros, os quais procuram fazê-la o quanto antes. Contudo, há sempre os que deixam para a última hora ou que simplesmente esquecem de regularizar o CPF, e após o prazo ficam loucos a procura de saber como e o que fazer. Esta loucura toda é devido a suspensão do CPF, a qual faz com que muitos consumidores passarem por situações no mínimo constrangedoras, pois estando com o CPF suspenso não é possível abrir contas em bancos ou em outros estabelecimentos, realizar empréstimo, receber a aposentadoria, participar de concursos públicos, tirar o passaporte, enfim, diferentes atividades são restringidas . Certamente você não quer passar por isso, não?

Então, saiba que se o seu CPF está irregular devido a omissão DIRPF (Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda de Pessoa Física), saiba que é preciso entrega-la até o prazo estimado, e caso você esteja fora do prazo, saiba que para regularizá-lo será necessário fazer o pagamento de uma multa. No entanto, caso você ainda esteja no prazo de regularização, você deve solicitar o pedido de regularização do seu CPF em uma agência da Caixa Econômica Federal ou Correios, sendo necessária a realização do pagamento de uma taxa de R$ 5 reais. Contudo, através do Banco do Brasil é possível ficar isento do pagamento desta taxa. Caso você mora fora do Brasil, saiba que você conta com duas formas para regularizar o seu CPF, sendo a primeira através da Receitafone (número 146) ou através da representação diplomática.

Mais sobre Como fazer a regularização do CPF

Já para realizar e solicitar a inscrição no Cadastro de Pessoa Física é preciso se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal ou ao Consulado no Brasil, munido dos documentos necessários para a realização do cadastro. Para obter mais informações sobre a regularização do CPF e a situação de seu cadastro, acesso o site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br/aplicacoes/atcta/cpf/consultapublica.asp) e faça a consulta gratuitamente.

Saiba mais sobre CPF:

27/04/11 por Maikon

   



Mais informações por email

Comentar