Como fazer caricaturas

Fazer caricaturas não é tão simples quanto parece, é preciso conhecer algumas técnicas, ter dom e cada vez mais se aprofundar.

Qual é a pessoa que não acha engraçado ou até mesmo a bonita uma caricatura? A caricatura se torna ainda mais interessante quando um ponto, uma característica ou algo da personalidade da pessoa é retratada com destaque. Desta forma, este desenho que conta com o exagero em determinadas características do modelo vem sendo cada vez mais procurados pelos internautas, seja para brincar com um amigo ou simplesmente para fazer desta arte como um hobbie. Muitos acreditam que a caricatura é nada mais do que um desenho qualquer, um desenho mal feito, mas quem pensa desta forma está enganado, pois é preciso ter técnica e habilidade para traçar as características da pessoa. Você pode perceber, em uma caricatura não há dificuldades para identificar uma pessoa, isto é, basta olhar que você identifica logo de cara, não? Por este motivo, para que você saiba fazer uma boa caricatura é preciso que você saiba passar para o papel estas características e traços da pessoa para a caricatura.

Atualmente na internet é possível encontrar inúmeras caricaturas já feitas por diferentes artistas profissionais ou amadores, e dentre as pessoas retratadas em desenhos, destacam-se Ronaldinho, políticos, Gisele Bundchen, Max do BBB, Obama, Hebe Camargo, Paris Hilton, e até mesmo o famoso desenho animado Bem 10. Como fazer uma caricatura semelhante? Saiba que existem diferentes sites na internet que são especializados em criar caricaturas online através de ferramentas simples, como por exemplo, o Ultimate Flash Face (www.flashface.ctapt.de/index.php), que possui caricaturas padrões, isto é, algumas características, como olhos, boca, nariz, sobrancelha, orelha, olhos, cabelo e outras. Outro site interessante para que ensina fazer caricatura é o Build Your Wild Self (www.buildyourwildself.com/), o qual possui inúmeros métodos diferenciados para o desenvolvimento de quadrinhos animados.

Agora, se você deseja realmente fazer caricatura no papel, saiba que é preciso fazer um pequeno curso de desenho, o qual certamente há em sua cidade, em uma escola próxima de você, pois é preciso que você tenha algumas noções básicas de desenhos, principalmente facial.

25/04/11 por Maikon

   



Mais informações por email

Comentar