Como fazer um Curriculum

Quem quer conseguir um emprego precisa preparar um bom curriculum para distribuir nas empresas. Saiba como fazer um bom curriculum.

O currículo além da boa apresentação do candidato a uma determinada vaga é muito importante, sendo que muitos não sabem ao certo o que deve conter neste documento e como fazê-lo, isto é, qual a melhor forma e como fazer um bom currículum? Todos devem saber que o currículum é um documento que reúne todos os dados relativos as características pessoas e profissionais ao candidato ao emprego ou um cargo específico. Desta forma, o currículo deve conter alguns dados pessoais como nome, idade, estado civil, endereço, email e telefone para contato, e nada mais, isto é, número de RG, CPF, CEP de seu endereço, enfim, estes são dados inúteis neste momento, pois caso você seja selecionado para a vaga em questão, aí sim estes dados serão solicitados. Além disso, você deverá informar a sua formação profissional, ou melhor, os cursos que você conta e que possa facilitar o seu engajamento na vaga disputada, mas nada de inventar. Além disso, a sua experiência profissional e/ou seus trabalhos realizados também devem ser citados, isto é, você deve informar as empresas em quais trabalhou, o tempo de trabalho na mesma, sua função e o que você ganhou profissionalmente atuando nesta área.

Um problema muito comum entre as pessoas que estão em busca de um bom emprego é utilizarem modelos de currículum iguais, sendo que isso deverá ser evitado, desta forma, tendo um currículum original, você se destacará da multidão desde o primeiro contato de suas informações com o avaliador ou recrutador. Outro problema inadmissível é o erro ortográfico e também os erros de português, sendo que este podem sim colocar em risco a sua oportunidade de ocupar a vaga desejada, e para que você evite estes problemas, é indicado que você utilize um bom editor de textos para criá-lo, como por exemplo, o Microsoft Word. Além disso, não tenha pressa, pois a criação de um bom currículum exige maior dedicação e atenção, por isso, pare de fazer o que estiver fazendo, e concentre-se, lembre-se que este tempo poderá resultar em uma boa empregabilidade.

É importante também que você seja direto, clero e verdadeiro, isto é, informe de forma completa e correta os dados e informações sobre si mesmo, pois tentar ocultar certas informações ou até mesmo inventar pontos para se destacar entre os demais candidatos, pode colocar o emprego em risco e também a sua reputação no mercado de trabalho, pois sempre e em qualquer oportunidade a empresa irá descobrir. É interessante que você saiba criar um visual caprichado, evitando entregar cópias (Xerox) e, caso tenha que corrigir algo, edite e imprima novamente. Visando estes pontos, com certeza seu currículum será um dos melhores, basta agora você se enquadrar na vaga buscada.

Mais artigos sobre currículo

14/06/10 por Maikon

   



Mais informações por email

Comentar