Como fazer uma boa dissertação


Como fazer uma boa dissertação

O texto dissertativo ou dissertação é o tipo de texto mais comum entre os vestibulares e processos seletivos na atualidade, desta forma, todos querem mandar bem na construção de sua dissertação. Mas para quem tem dificuldades e acha que não irá conseguir criar um bom texto dissertativo, saiba que este é algo simples, mas que necessita de prática e seguir algumas características deste tipo de texto. É comum perceber que muitas pessoas escrevem, escrevem e escrevem sem saber o básico necessário para escrever uma dissertação. Você sabe como é a estrutura de um texto dissertativo? Então, veja atentamente os critérios que devem ser levados em consideração para construir sua redação dissertativa:

             

-Verbos: Estes devem sempre aparecer na terceira pessoa, isto é, tendo como referencia ela, elas, ele, eles, enfim, jamais coloque em primeira pessoa, eu.
-Linguagem: Deve sempre ser formal e seguindo as normas da gramática, sabendo empregar expressões coloquiais, ou melhor, eliminando gírias e expressões da oralidade, como por exemplo: “tampá o sol com a peneira”, “o bofe”, “tá boa”, “ninguém merece”, “ sem noção” e outros.
-Palavras: Estas devem ser utilizadas com o sentido denotativo e literal, isto é, que realmente existe no dicionário, assim deixe o sentido figurado para as poesias e demais tipos de textos.
-Expressões: É comum encontrarmos textos com as expressões: “eu acho”, “de acordo com o que penso”, “na minha opinião” e outras do gênero em redações dissertativas, porém estas expressões são redundantes, isto é, a dissertativa é um texto que exibe o ponto de vista particular do autor, assim é preciso se manter na terceira pessoa. Como dizem os professores do cursinho, para que você não se esqueça desta regrinha lembre-se de que uma pessoa tem menor força do que a opinião de várias pessoas.
-Períodos: Estes devem ser sempre clarões e objetivos, dando preferência na criação de períodos mais breves e curtos, pois geralmente os períodos longos causam confusão. Desta forma, verifique se a pontuação foi realizada de forma adequada, ou melhor, veja se cada ponto final foi inserido em cada ideia finalizada, sendo que serão consideradas orações erradas quando são emendadas por vírgulas, provocando assim o aumento do período e até mesmo confusão de suas ideais.
-Estrutura: É preciso que você avalie sua paragrafação, isto é, divida corretamente por parágrafos. Verifique também a introdução, o desenvolvimento e a conclusão do texto, sendo que a conclusão muitas vezes é esquecida, no qual é considerada a mais importante, pois você precisa gerar uma solução para o problema.

Por fim, é preciso que você verifique se sua redação dissertativa possui o mínimo de 15 linhas e o máximo 35 linhas, sendo estes os limites mais comuns nos processos seletivos, incluindo o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Seguindo atentamente estes critérios básicos, você conseguirá facilmente criar uma boa redação.

0 voto



Maikon
25/02/10



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. adorei!!! faz muitos anos que acabei o 2 grau e vou precisar fazer para uma boa chance de trabalho.

    ana flavia
    22/10/12 às 8:20 pm

X
Curta a página