Como fazer uma resenha

Escrever uma resenha precisa de concentração, dedicação e claro, conhecimento sobre o assunto. Veja mais dicas para sair bem na resenha.

Todos pelos menos uma vez na vida necessitam fazer uma resenha, sendo que este tipo de texto está presente em nossas vidas diariamente, pois a cada novo artigo na internet, encontramos uma resenha, em blogs, sites, noticiários, enfim, este gênero textual é muito utilizada do que textos que expressam a opinião do autor sobre determinado assunto. Você sabe qual é a principal diferença entre o resumo e a resenha? A diferença entre os dois gêneros de escrita são mínimos, pois uma resenha pode ser feita tendo como base algo que você tenha lido, inundo a sua opinião sobre o assunto tratado, já o resumo é a redução de um texto sobre determinado assunto, perdendo jamais o seu principal foco.

                       

Semelhante a uma síntese, a resenha deve estar ligada diretamente ao tema, sendo que deve contar com a mistura de momentos de crítica direta, mas deve-se equilibrar estes dois aspectos para a resenha ideal. É um gênero de escrita breve, por isso, é preciso prestar muita atenção para que você não seja muito superficial quando ao tema, já que a resenha deve mostrar ao leitor as características principais do tema, sejam boas ou ruins, e sem se esquecer de argumentar determinados pontos evitando a utilização de expressões como: “eu gostei” e “eu acho”. Existem atualmente quatros tipos de resenha, sendo elas: resenha críticas, resenha acadêmica, resenha descritiva e resenha temática, sendo a mais conhecida a acadêmica, a qual conta com moldes bem rígidos que são responsáveis pela padronização dos textos científicos. A primeira vista, a criação de uma resenha parece fácil, mas é preciso tomar cuidado, pois dependendo do ambiente, alguns resenhistas podem fazer com que filmes se tornem um verdadeiro fracasso ou que livros mofem nas prateleiras. Além de ótimos guias para os apreciadores da arte em geral, as resenhas são ótimas ferramentas para acadêmicos que necessitam escolher determinadas quantidades de conteúdo em um tempo relativamente pequeno.

Que tal aprender fazer uma resenha? Veja logo abaixo passo a passo de como fazer uma resenha temática:

-Apresentação do tema: Quais são os seus motivos pela escolha do tema em questão? Diga estes motivos aos seus leitores.
-Resuma os textos: Para cada texto utilizado, é indicado que você utilize um parágrafo, e logo no início, comente quem é o autor do assunto.
-Conclusão: Após falar um pouco de cada texto utilizado para a sua resenha, dê a sua opinião, tirando as suas próprias conclusões sobre o tema escolhido.
-Mostre as fontes: Depois de concluir a sua resenha, informe as referências bibliográficas utilizadas para a criação de sua resenha.
-Identifique-se e assine: Informe o seu nome, e uma pequena descrição sobre o tema tratado para finalizá-la.

1 voto



Maikon
23/06/10



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook