Como funciona o conversor digital para TV

A transmissão de TV digital já está chegando a todos os quatro cantos do Brasil. Entenda como funciona o conversor digital.

Todos os consumidores que adquirem a TV Digital sem o conversor de sinal digital integrado têm a necessidade de adquirir também um receptor do sinal digital para passar a desfrutar de imagem mais nítida, de melhor resolução e definição em casa. Mas, você já parou para pensar como funcionar o conversor digital para TV? Seu funcionamento é simples, isto é, o sinal que é emitido pela emissora de TV ‘entra’ no conversor e se direciona para o tuner, que o sintoniza enquanto o demodulador divide o sinal em pacotes de dados, os quais são responsáveis por carregar as informações de vídeo, áudio e dados. A partir deste ponto, estes pacotes podem seguir dois e diferentes caminhos, isto é, parte dos pacotes se direciona para o HD, local em que é gravado. É devido ao HD que é possível assistir a programas que você perdeu, e quando você decide assistir a programação perdida, os pacotes de dados digitais se direcionam para o Chipset, onde seguem o mesmo caminho e processo do sinal em antes passar no HD.

A outra parte dos pacotes de dados vai diretamente para o Chipset, o denominado cérebro do set-top Box, local em que os dados que estavam comprimidos são quebrados em dados, vídeos e áudio, e assim estes são direcionados pelo processador no Chipset cada um para seu caminho. É um processado muito semelhante como se você realizasse o download de um arquivo e mandasse o conteúdo deste arquivo cada um para uma pasta. Um dos grandes trunfos da TV Digital é a capacidade de processar os dados no Chipset com a finalidade de adequá-los as informações e encaixá-las ao vídeo. Assim, são estes dados que constituem os guias de programas, o menu, a sinopse de programas e opções de interatividade ao usuário. Desta forma, antes de se direcionar para as saídas de áudio e de vídeo, os pacotes de dados são processados e interpretados pela TV. Já os formatos de vídeos utilizados na atualidade são o S-Vídeo, o Vídeo Composto, o Vídeo Componente e HDMI, sendo este último o formato que funciona nas TV mais modernas.

Mais sobre Como funciona o conversor digital para TV

Os sinais de áudio passam pelo mesmo processo, assim como os sinais de vídeo, sendo que existem apenas duas opções para o áudio, estéreo/mono ou digital, mas um dos recursos encontrados na TV Digital é a transmissão de áudio com 5.1 canais de som, o qual funciona somente com Home Theater. Além disso, a TV Digital permite que o usuário interaja com a programa da televisão devido ao set-top.

Saiba mais sobre TV:

17/12/10 por Maikon

   



Mais informações por email

Comentar