Como funciona o Enem

Para ajudar e avaliar a educação dos estudantes brasileiros, o Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido como ENEM, é feito.

Quem é que nunca escutou falar no Enem? E quando escuta logo fica com medo e receio desta gigantesca avaliação, não? O Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido como Enem é uma prova utilizada como uma forma de avaliar o rendimento escolar tanto dos alunos quanto dos professores da rede pública na atualidade. No entanto, a prova em si sofreu algumas modificações neste último ano, e ainda há pessoas que não estão por dentro das novidades, mas a diferença que espanta todo mundo é a quantidade de perguntas que o Enem possui, são 180 questões envolvendo quatro áreas: matemáticas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; e linguagens, códigos e suas tecnologias. Para cada área avaliada há 45 questões, sendo que não podemos nos esquecer da redação dissertativa que conta muito no Enem, mas se você pensa que tudo isso deverá ser feito em apenas 4 horas ou em um dia todo, engana-se. Você tem dois dias para concluir o Exame Nacional do Ensino Médio, sendo a primeira parte realizada no sábado, contando com 45 perguntas, e a segunda parte com o restante da prova objetiva e a redação. Desta forma, o candidato fica o final de semana realizando a prova, ou melhor, sábado e domingo.

                       

Um grande interessante ponto em realizar o Enem é a capacidade de você conseguir ingressar em uma Faculdade particular através do ProUni (Programa Universidade para Todos). Mas se você pensa que o Enem não é obrigatório, mais uma vez você está enganado, pois são muitas as instituições públicas e federais que utilizam a prova do Enem como primeira fase no processo seletivo, assim como UFLA (Universidade Federal de Lavras), PUC-RJ (Pontífica Universidade Católica do Rio de Janeiro), UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), Mackenzie (Universidade Prebisteriana Mackenzie), e muitas outras. Desta forma, caso a Faculdade ou Universidade que você irá prestar esteja aderida ao Enem, saiba que você realmente terá que realizar o Exame Nacional do Ensino Médio e tirar uma boa nota, sendo que para saber quais são as instituições que aderiram ao Enem, veja a lista no site oficial (www.enape.inep.gov.br/basica/enem/universidades/).

Para que você possa fazer o Enem, é preciso que você realize a sua inscrição no site oficial do Inep (www.enem.inep.gov.br/), sendo que o prazo de inscrição varia todo o ano, mas geralmente ocorre logo no início, já que a prova é realizada em outubro ou novembro. Por isso, fique atento ao prazo de inscrição, e estude desde já para obter uma nota satisfatória. Boa sorte!

4 votos



Maikon
20/08/10



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    ketely cavalcante de quadros - 11/02/2014

    fiz o enem por experiencia e foi muito gratificante ... ;)

    crislaine - 08/01/2014

    naõ fui no primeiro dia e no segundo dia somando tudo e dividindo por 5 deu271.9 gostaria de saber se essa nota éo suficiente para conclusão do ensino medio porfavor me respondam obrigado