Como funciona o programa jovem aprendiz

O programa jovem aprendiz iniciou em 2005 e funciona em parceria com a Petrobrás em, veja como participar e garantir seu emprego.

pessoas segurando apostilaA empresa Petrobrás criou um programa chamado Jovem Aprendiz, para capacitar jovens para o mercado de trabalho. E desde 2005 o programa vem funcionando dando oportunidade aos jovens de aprenderem uma profissão para assim ingressar no mercado de trabalho. O programa funciona oferecendo aos jovens a qualificação que é obtida por meio de um curso técnico do SENAI, e após a formação os jovens podem ingressar em empresas até na própria Petrobrás para trabalharem como estagiários.

Este programa funciona ajudando a melhorar e fortalecer o papel da Petrobrás nacionalmente, e claro maior visibilidade para a empresa.

Como participar do programa

logotipo ciee

Para participar os jovens precisam estar matriculados em alguma instituição de ensino, devem procurar o CIEE de sua cidade para se inscreverem. E não deixe de participar, pois grandes empresas como Caixa Econômica Federal, SENAI, Banco do Brasil e a própria Petrobrás já contrata estudantes para trabalharem com carteira assinada, remuneração e direitos trabalhistas.

Jornada de Trabalho e idade mínima

jovens aprendizes

O tempo de trabalho do jovem aprendiz não pode prejudicar seus estudos, e não deve passar de 6 horas diárias, e a idade mínima de contratação é de 14 anos. Não é permitido que os jovens do programa façam hora extra, mesmo que recebam a compensação. Toda empresa de médio e grande porte são obrigadas a terem pelo menos 5% de estagiários em seu quadro de funcionários.

Salário do jovem aprendiz

pessoa segurando dinheiro

O salário do jovem aprendiz não funciona igual ao salário do mercado de trabalho, mas recebe os benefícios trabalhistas e conta com uma grande experiência profissional. O programa jovem aprendiz tem o salário proporcional ás horas trabalhadas, mas há empresas que pagam o piso salarial ou o salário mínimo. Também terão os benefícios de vale transporte, vale alimentação, férias e o 13° salário.

Mais sobre Como funciona o programa jovem aprendiz

Que empresa deve participar

petrobras jovem aprendiz

Empresas de qualquer setor podem estar participando exceto as microempresas e empresas de pequenos portes. A empresa é obrigada a ter pelo menos de 5% á 15 % do seu quadro de funcionários estagiários. As que se interessarem a cumprir a lei de contratar o programa jovem aprendiz devem procurar qualquer Delegacia Regional do Trabalho (DRT) de sua cidade.

Esse programa funciona são criados para vocês jovens terem a oportunidade e capacidade de entrarem no mercado de trabalho, então não deixe de participar e garanta o seu futuro.

Veja no canal do Portal ZUN no youtube sobre concursos públicos SP correios:

Saiba mais sobre outros programas:




Haline
04/01/10

Mais informações por email.

Comentar sobre Como funciona o programa jovem aprendiz

  1. olá tenho 19 anos estou concluindo o ensino medio tem como pegar estagio

    marcos jose
  2. olá tenho 19 anos estou estudando ensino medio tem como pegar um estagio

    marcos jose da cruz
  3. oi , tenho 14 anos de idade e quero participar desse programa ”eu aprendo rapido” como fasso para participar?

    jeissiane kely benedito
  4. Adorei esse programa que fizeram achei uma otima ideia pra ajudar os jovens…

    Samantha Graziela
  5. Olá, eu vou fazer 18 anos daqui há alguns dias e já terminei o Ensino Médio (em colégio particular). Gostaria de saber se eu posso participar do programa nessas condições. Obrigada.

    Mariana Magalhães

Destaque

O que faz o médico endocrinologista

O que faz o médico endocrinologista