Como gostar de estudar

Para gostar de estudar é preciso primeiramente saber qual área você tem mais afinidade e depois focar em um conteúdo relevante.

notebbok, café e cadernetaO estudo é a luz da vida, talvez esse ditado popular seja muito real, aliás sem estudo não podemos chegar muito longe. Mas, gostar de estudar é uma das atividades mais difíceis do ser humano, diferente de alguns anos atrás, as crianças e adolescentes do século XXI não são apaixonadas pelo estudo (sem generalizar), muitas delas vão à escola por obrigação e acabam concluindo o ensino básico de maneira incorreta.

Mas, há os que nasceram com um gosto apurado para o lado culto e sentem prazer em estudar, essas pessoas são as que chegarão mais longe e serão grandes profissionais. Estudar é a uma das maneiras – se não a única – de se alcançar sucesso no labor e reconhecimento pelo trabalho realizado.

Para gostar de estudar você precisa, em primeiro lugar, saber exatamente onde quer chegar. Vejamos duas situações comuns e saiba como se apaixonar pelas ciências.

Como gostar de estudar para o vestibular

O vestibular é a maneira de ingressar no ensino superior, através dessa prova concorrida os candidatos são selecionados e têm direito à matrícula em determinada instituição. Muitos jovens querem passar no vestibular, mas poucos deles estão dispostos a pagar o preço: estudar.

mulher estudando

Quando desejamos algo é preciso muita força de vontade para conseguir, e com o vestibular não é diferente. Para que você tenha mais ânimo e tome gosto pelo estude precisa saber em qual área você se sai melhor: físicas, biológicas, humanas, exatas, tecnológicas? Após identificar sua área, procure um curso que lhe trará retorno financeiro, mas principalmente emocional.

Não adianta se formar em algo que não goste e trabalhar sem prazer o resto da vida. Por isso, para gostar de estudar para o vestibular tenha sempre em mente qual área você mais se destaca e priorize os conteúdos que tem maior valor nas provas.

Como gostar de estudar para concursos

O concurso público é uma das maneiras de encontrar a estabilidade profissional, através da prova o candidato é aprovado e tem a garantia de permanecer no cargo. Mas, assim como no vestibular, para passar em um concurso precisa estudar.

estudando com livros

Muitos deles pedem leis municipais, conteúdos específicos com a função pretendida e conhecimentos gerais, o importante é estar sempre ligado no que acontece no mundo e estudar sempre o básico de língua portuguesa e matemática, que são a duas matérias mais pedidas nos concursos públicos.

Escolha um concurso que você sentirá prazer ao exercer a função, como já foi dito, não é vantagem nenhuma ser concursado e trabalhar todos os dias naquilo que você não gosta.

A frase de Confúcio “Escolhe um trabalho de que gostes e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida” é verdadeira, pois quando fazemos aquilo que amamos tudo sai bem feito e o retorno é garantia de sucesso. Para mais dicas de como estudar assista ao vídeo com o Professor Paulo Jubilut.

Veja mais sobre estudo

1 voto


Lucimari
21/09/09


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook