Como jogar o jogo da velha

O clássico jogo da velha ainda causa algumas confusões na hora de jogar. Aprenda como vencer o seu adversário nesse jogo.

O jogo do galo, mais conhecido popularmente como jogo da velha é um jogo que conta com regras extremamente simples e fáceis, isto é, o jogo é muito fácil e qualquer pessoa tem habilidades para se divertir com o mesmo, até mesmo as crianças. De acordo com estudos e pesquisadores, o seu nome tem se originado na Inglaterra, que nos finais de tarde as mulheres se reuniam para bordar e colocar o papo em dia, enquanto as mulheres idosas por não mais terem condições de bordar devido à fraqueza na vista e nos movimentos, jogavam este simples jogo. É por este motivo que o jogo recebe o nome de jogo da ‘velha’, apesar de que há quem diga que sua origem tenha sido ainda mais antiga, pois fala-se que em tabuleiros escavados na rocha de tempos antigos do Egito, os quais teriam sido feitos por escravos há 3.500 anos.

                       

O jogo da velha pode ser jogado sobre um tabuleiro ou até mesmo riscado sobre um pedaço de papel ou mesa, utilizando assim lápis ou caneta para se divertir com seu oposto. E você ainda nunca jogou este divertido e interessante jogo? Então, não fique de fora e passe a conhecer este jogo das velhas, o qual é para todas as idades. Desta forma, veja logo abaixo as regras:

-O tabuleiro possui uma matriz de três linhas por três colunas;
-Dois jogadores escolhem uma marcação, ou seja, um escolhe o círculo (O) e o outro o xis (X);
-Se inicia o jogo através de par ou ímpar, e segue a sequência alternada, ou seja, uma marcação por vez, em uma lacuna que esteja vazia.
-O principal objetivo do jogo é fazer com que três xis ou três círculos fiquem em linha horizontal, diagonal ou vertical, simultaneamente, quando possível impedir que o adversário ganhe a próxima jogada.
-Quando um jogador consegue conquistar o objetivo, tem-se o costume de riscar os três símbolos.

Entendeu? Você precisa fazer com que três de suas marcações se encontre em sequência seja na linha horizontal, vertical ou diagonal, e quando o jogador consegue concluir o objetivo do jogo parte-se para uma nova jogada. No entanto, há jogadas em que nenhum dos jogadores conseguirão alcançar este objetivo, sendo esta jogada chamada de ‘velha’, isto é, geralmente diz-se que ‘deu velha’. Então, inicia-se uma nova jogada, considerando um empate.

2 votos



Maikon
26/10/10


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook