Como limpar as orelhas do cachorro

Ter um cachorro é uma grande responsabilidade, e é preciso saber como cuidar corretamente. Entenda como é a limpeza das orelhas.

Os animais de estimação, os cães necessitam dos cuidados de seus donos para obter uma qualidade de vida, principalmente, quando a sua higiene e saúde, e quando se fala em higiene o cão todo deve merecer uma atenção especial, incluindo as orelhas, principalmente de cães que possuem orelhas grandes, onde a atenção deve ser redobrada. Para que haja uma boa higienização e limpeza dos ouvidos é preciso levar em consideração alguns fatores, como:

-Produção natural de cerúmen (cera): A produção de cera varia de acordo com cada animal, sendo que às vezes no mesmo animal, um ouvido apresenta uma maior quantidade de cerúmen do que o outro.
-Presença de pelos no conduto auditivo: Há raças de cães que apresentam certa quantidade de pelo no interior do conduto auditivo, desta forma, há quem não prefira remover estes pelos, pois os mesmos atuam como proteção natural contra a umidade.
-Forma das orelhas: Os cães com as orelhas caídas, como o Cocker Spaniel Inglês, tem maior tendência para os problemas decorrentes da má higienização dos ouvidos, pois devida a forma de suas orelhas, naturalmente cria-se um microambiente que possui pouca luz, calor e umidade, o que contribuem para o aparecimento de determinados problemas.

É por estes e outros motivos que os ouvidos dos animais devem ser constantemente limpos como um ato preventivo e de higiene, assim o proprietário não deve deixar que o cão chegue ao estado limite, assim passe a criar o costume de realizar frequentes limpezas e verificação dos ouvidos de seu animal. Com a limpeza constante, o animal irá se acostumar com o manuseio, não fazendo deste um problema. Como limpar? Primeiramente você deve colocar o cão no seu colo ou em uma posição, sem machucar, em que a cabeça esteja bem apoiada, assim dobre a orelha sobre a cabeça, coloque o polegar sobre a base da orelha e examine a situação do ouvido. Desta forma, ao colocar o dedo no conduto você verá o limite correto e seguro até onde seu dedo pode ir. Um dos melhores produtos para a realização da limpeza dos ouvidos de seu animal é o ‘Otodem Auriclean’ da Vetbrands, o qual possui um preço acessível e possui grande eficiência, o qual além de limpar e higienizar a orelha do cão, previne o aparecimento de otites.

Assim, umedeça um algodão com o produto e passe-o em todo o conduto, sendo que é válido ressaltar que você necessitará de uma boa quantidade de algodão, principalmente se faz muito tempo que seu animal não sofre uma limpeza nos ouvidos. Realize a limpeza com o algodão embebido com o produto através de massagens suaves e delicadas, e tendo a finalidade de fazer com que o produto haja de forma uniforme, e assim, remove o excesso de secreção ou de produto com algodão ou gaze. Além disso, é de grande importância alertar a não utilização de objetos pontiagudos como pinças e cotonetes, pois se não souber utilizá-los corretamente, você poderá causar danos na audição do cão. Quanto a frequência da limpeza do ouvido do animal varia de acordo com os fatores já citados, mas procure examinar os ouvidos pelo menos uma vez por semana, e toda vez que visitar um médico veterinário, procure solicitar uma análise mais profunda.

Nenhum voto, seja o primeiro


Maikon
24/09/10


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook