Como medir o Índice de Massa Corporal

IMC

O Índice de Massa Corporal, ou IMC, como é popularmente conhecido, é uma fórmula antiga, apesar de ter sido popularizada somente nos últimos anos. Adolphe Quetelet, um estatístico que viveu na Bélgica no século XIX, criou o Índice Quelet, que calculava a obesidade dividindo o peso em quilogramas pelo quadrado da altura, em polegadas. Com alguns estudos e mudanças nos anos 80 e 90 os cálculos foram aprimorados até chegarem na fórmula que iremos descrever aqui.
Hoje, o Índice de Massa Corporal não relaciona-se apenas à obesidade, mas também é usado por muitos governos para apontar anormalidades quanto à nutrição da população.
Basicamente o cálculo pode ser feito da seguinte forma: divida o seu peso em quilos, pelo quadrado da sua altura. Para exemplificarmos temos como exemplo uma pessoa que pesa 99,79 quilogramas e que tenha 1,905 metros de altura. Para simplificar, calculamos primeiramente o quadrado da altura: 1,905m x 1,905m. Assim, temos: 3,629. Continuando o cálculo temos 99,79 x 3,629 = 27,49.
De acordo com as normatizações da OMS, Organização Mundial da Saúde as condições de peso ideal diferenciam-se para o corpo masculino e corpo feminino.
Confira
Abaixo do peso ideal: < 19,1 para mulheres e < 20,7 para homens;
No peso ideal: entre 19,1 e 25,8 para mulheres e entre 20,7 e 26,4 para homens;
Marginalmente acima do peso: entre 25,8 e 27,3 para mulheres e entre 26,4 e 27,8 para homens;
Acima do peso ideal: entre 27,3 e 32,3 para mulheres e 27,8 e entre 27,8 e 31,1 para homens;
Obesidade: > 32,3 para mulheres e > 31,1 para homens.
Embora os valores acima sejam considerados universais, a principal recomendação para quem procura qualidade de vida e a saúde do corpo e da mente é procurar um especialista clínico. Crianças por exemplo, não enquadram-se nos níveis descritos acima. Apenas um profissional pode se a anormalidade do índice representa grandes riscos ou é um sinal de alguma doença. Profissionais avaliam casos individualmente e sugerem novos hábitos, como a prática de exercícios e dieta balanceada, de acordo com cada necessidade específica. Esteja atento e agende sua consulta!

Nenhum voto, seja o primeiro



Jessica
06/07/09


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook