Como passar na prova prática do DETRAN

Preste muita atenção quando realizar as provas do DETRAN, pois tanto a prática quanto a teórica necessita de extrema dedicação.

carta prova pratica

Para os alunos que estão prestes a tirar a carteira de habilitação é normal que haja insegurança e nervosismo em relação à prova. A prova prática do DETRSN é sim um pouco mais complicada que a prova teórica, porém, nada tão difícil ou impossível. O importante é que você se mantenha calmo, pois é só “pegar o jeito” do carro que você se dará bem. Hoje o DETRAN exige 20 horas/aula prática por aluno, sendo que 20% destas deverão ser ministradas em período noturno, conforme Resolução 347, Art. 2°, § 1 e 2 tanto de carro quanto de moto. A norma do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu que seria melhor a prática de aulas noturnas para que os alunos terminem o curso com noções básicas de trânsito à noite. Para que você fique mais seguro e saiba como passar na prova prática do DETRAN.

Prova prática do DETRAN Percurso de moto

Para pessoas com uma boa estabilidade em relação a equilíbrio a prova prática de moto do DETRAN se torna mais simples de ser realizada. O trajeto é feito da seguinte forma suba na moto, ligue a mesma e deixe em ponto neutro, após de seta para mostrar que irá entrar no trajeto, engate a primeira marcha, feixe a viseira do capacete e entre no percurso.

Existem algumas regras básicas para passar neste percurso que se acaso forem descumpridas irão fazer com que o condutor perca pontos, como é proibido colocar os pés no chão, tirar as mãos do guidão, deixar a moto desligar, derrubar os cones e passar por cima das linhas do percurso, portanto treine muito durante as aulas práticas para que consiga passar o percurso com sucesso.

Prova prática de moto cones

Prova prática do DETRAN Percurso de carro

O carro é um momento crítico para muitas pessoas pelo fato de precisar realizar parte do percurso com o delegado do DETRAN que irá avaliar sua capacidade de dirigir o veiculo.

Primeiramente o condutor irá realizar a baliza nesta você entrará no carro e ajustará o banco e espelho retrovisor, após coloque o cinto de segurança, ligue o automóvel, engate a primeira marcha e siga até o local que realizará a primeira etapa, chegando ao local de seta e esterce todo o volante para que o carro entre no local desejado, após de seta novamente esterce todo o volante para o outro lado para endireitar o carro, quando estiver dentro da vaga vá lentamente para frente e arrume-o corretamente na vaga, pronto à baliza estará feita com sucesso.

Após dirija-se até o delegado aguarde ele entrar no carro peça para que ele coloque o cinto de segurança e faça o percurso que ele solicitar com velocidade máxima de 40 km por hora, realize a rampa corretamente e nunca deixe o carro desligar, assim irá passar em sua prova prática com sucesso.

carros de auto escola

Mantenha a calma

Sempre se mantenha calma (o) e confiante, não demonstre insegurança, pois assim os avaliadores irão perceber e talvez te reprovem por este motivo. Seja sempre calma (o) e realize todo o percurso da prova prática lentamente para que não ocorram erros, quando sentir que esta tensa (o) respire fundo e continue, jamais abandone o percurso para que não perca tudo o que já tenha feito e precise voltar outro dia e realizar o pagamento de uma taxa para realizar novamente a prova prática.

aluna de auto escola dirigindo

Após todos os percursos práticos realizados o avaliador do DETRAN irá aprovar ou reprovar o condutor e informará para o instrutor que auxilio você em toda a jornada, porém o aluno apenas ficará sabendo algum tempo depois quando os delegados informarem a autoescola os aprovados, não tenha medo alias para conquistar nossos sonhos e desejos é preciso que lidemos com as nossos medos e frustrações.

Saiba mais sobre prova prática do DETRAN

1 voto



Caroline
13/06/10



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook