Como saber se estou inchado ou se engordei

Você segue sua dieta a risco, se dedica as atividades físicas e mesmo assim o ponteiro da balança continua a subir? O que pode ser?

Como saber se estou inchado ou se engordei

Você sempre segue sua alimentação e dieta a risco, se dedica às atividades físicas e mesmo assim parece que 0 ponteiro da balança continua a insistir em subir? Além disso, a sua calça jeans para não servir mais e a barriga parece estar maior? E para piorar, você sente seus pés e pernas mais pesados? Saiba que antes de se desesperar é preciso que você preste atenção, pois pode ser retenção de líquido, e não o que você está pensando, isto é, gordura.

A retenção de líquido é nada mais do que um inchaço no organismo quando há acúmulo de água no mesmo, sendo que pode provocar sensações de engordar de um dia para o outro. Este acúmulo de água em seu organismo pode ser resultado de diversas causas, como alterações hormonais que são consequências do estresse, menstruação ou gravidez. Além disso, uma alimentação desequilibrada e consumo exagerado de sal pode fazer com que o seu corpo retenha líquidos, assim como os problemas renais e cardíacos, e ainda disfunções de tireoide.

Outros fatores que podem favorecer na retenção de líquidos é a utilização de corticoides e anticoncepcionais, sendo que além de saber as causas que fazem com que seu corpo retenha líquido é importante que você também saiba entender os sinais de seu organismo para identificar quando o inchaço necessita de maior atenção e cuidados, ou até mesmo de um auxílio médico. No entanto, geralmente a retenção de líquidos não é motivo de preocupação, já que é possível aliviar o desconforto através de alguns cuidados simples.

Caso o seu inchaço seja causado por alterações hormonais ou pela má alimentação, uma alternativa para solucionar o problema, isto é, com a retenção de líquido é ingerir bastante água, sendo que se o problema causador for à insuficiência cardíaca é preciso ter muito cuidado, pois é preciso fazer o contrário, diminuir a ingestão de líquidos. É indicado que você mude os hábitos comuns, como retirando o saleiro da mesa, diminuir a ingestão de sal, utilizar outros tipos de temperos como as ervas para temperar os alimentos para substituir o sal, diminuir a ingestão de alimentos industrializados e condimentos. Além disso, caso você permaneça por muito tempo sentado (a), seja no trabalho ou em casa, saiba é que é preciso fazer movimentos com os pés e levantar-se a cada hora, para caminhar, ou até mesmo para se alongar. Faça também exercícios físicos para estimular a circulação e o fluxo de líquidos e nutrientes por todo o organismo.

2 votos



Maikon
13/04/10


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook