Como saber se o cão está com febre

A febre pode passar despercebida facilmente, por não ser de fácil reconhecimento. Fique atento e saiba como detectá-la em seu cão.

Cachorro enrolado em cobertorAnimais de estimação são verdadeiros companheiros; e não é à toa que o cão recebeu o título de “melhor amigo do homem”: estes bichinhos são dóceis, carinhosos e espertos, além de fazer a alegria da casa.

Quando um cão fica doente, porém, muitas pessoas não percebem o principal sintoma de que algo não vai bem: a febre. Conheça os sinais que podem indicar a febre canina, quais enfermidades ela pode representar e o que fazer para que seu pet fique saudável.

Saber se um cão está com febre

Os primeiros sintomas da febre no cão são a falta de apetite e a indisposição. Quando o cão está com febre, ele automaticamente não possui as mesmas atitudes de quando ele está saudável, por isso, preste atenção se o seu animal está se alimentando na frequência normal, brincando e interagindo.

Cachorro desanimado

O focinho também pode ser um fácil indicador. Quando está frio e úmido, o cão está saudável, mas quando este se encontra quente e seco, o cão está com febre, e possivelmente contraiu alguma doença.

O que fazer quando o cão está com febre

Cada uma das enfermidades que possui a febre como sintoma necessita de um tratamento específico, portanto, se perceber qualquer comportamento estranho em seu cão, leve-o imediatamente ao veterinário. É importante nunca medicá-lo com remédios humanos, pois a dosagem inadequada ao tamanho e o peso do animal pode ser fatal.

Cachorro sendo consultado por veterinaria

As principais doenças de cão que podem ser detectadas logo no início pela febre são:

Leptospirose: É a doença contraída através da urina de ratos. A bactéria atinge os rins e o fígado do cão.

Panleucopenia: Conhecida também como enterite felina. O vírus ataca os intestinos do cão.

Leucemia felina: É causada por um retrovírus e ataca principalmente o sistema imunológico do cão.

Leishmaniose: Doença parasitária que pode levar à insuficiência renal do cão.

Raiva: Doença infectocontagiosa que afeta o sistema nervoso de forma letal.

Estando sempre atento ao seu cão e tomando providências rápidas ao surgimento de algo incomum, você e seu companheiro terão uma vida muito mais saudável e tranquila.

No vídeo a seguir você confere dicas de cuidados básicos com seu cão.

Cuidados Básicos com os Animais - Parte 2-2

Leia mais sobre cão

2 votos


Luane
26/12/10



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook