Como saber se sou bipolar

Não é tão difícil escutarmos que uma determinada pessoa de nosso meio social é bipolar devido a sua grande instabilidade de humor, ou seja, uma hora ela está feliz e em outras está triste. Quem nunca comentou mesmo por brincadeira que uma pessoa próxima tem bipolaridade? O denominado transtorno bipolar é bem diferente do que poderíamos considerar felicidade e tristeza comum, já que a doença é caracterizada por períodos de extrema alegria e de extrema tristeza, ou seja, a pessoa que sofre de bipolaridade não conhece o meio tempo, sempre é muito. A doença pode surgir durante a infância e geralmente o sintoma mais comum é a irritabilidade intensa. Contudo, de acordo com pesquisas realizadas a maior parte dos casos conta com o aparecimento do transtorno durante os 20 e 30 anos de idade. Ainda de acordo com a pesquisa, aproximadamente 85% dos casos, os pacientes apresentam alguém próximo como um amigo ou parente familiar que sofre ou já sofreu com o transtorno.

O diagnóstico do transtorno bipolar deve ser realizado por um médico psiquiatra, o qual tem como base os seus sintomas, assim é válido ressaltar que não existem exames laboratoriais ou de imagens que ajudem no diagnóstico da doença. O tratamento após o diagnóstico correto é realizado através de medicamentos, geralmente tem como base o carbonato de lítio, já que atualmente existem grande progressos com poucas novas medicações. O lítio faz com que ocorra uma série de efeitos adversos, por este motivo a sua dosagem e concentração correta é de grande importância, desta forma, é realizada a dosagem da concentração no sangue periodicamente. Contudo, existe também o denominado tratamento moderno de transtorno bipolar, o qual é realizado sem a utilização de lítio, mas sim com o uso contínuo de quetiapina e olanzapina.

Com o paciente tendo o tratamento medicamentoso adequado e o apoio dos familiares e amigos, e também do profissional psicologicamente, o mesmo conseguirá ter uma vida normal. É de grande importância ressaltar que as modificações de humor podem ocorrer por causa de diferentes tipos de doenças, principalmente as mulheres, por este motivo, elas necessitam de uma atenção especial. Assim, procure visitar o seu ginecologista regularmente, já que é muito mais válido prevenir do que remediar.

1 voto


Maikon
25/03/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook